Case de sucesso no Ideris, é mais uma história de crescimento no e-commerce com o suporte da tecnologia
A história da Ipê Cozinhas confunde-se com a de muitas outras empresas que resolveram ocupar um importante espaço no ambiente online. Com tradição no ramo de equipamentos e utilidades para cozinhas, a Ipê construiu o seu nome com duas lojas físicas na capital São Paulo.
No entanto, com o passar do tempo, o e-commerce tornou-se uma opção quase natural para continuar crescendo. Com quase duas décadas de experiência no Mercado Livre, o gerente de e-commerce da Ipê Cozinhas, Cesar Teodoro, resolveu investir nessa ideia.
“Eu era gerente da loja na época e a gente tinha necessidade de vender mais. Então eu precisava de um start para vender mais. Como eu conhecia e já vendia no Mercado Livre, era um lugar pra gente começar a vender e a experimentar o mercado online”, relembrou Cesar Teodoro.
O início no Mercado Livre foi com produtos básicos e de valor agregado mais baixo. Deu certo. As vendas começaram a ganhar tração enquanto a equipe também ampliava o mix de produtos, resultando em uma bola de neve positiva para a operação.
“Quando a gente se deu conta das coisas, a gente já estava pagando o aluguel com o valor que faturava no Mercado Livre. Então para nós o start foi assim”.
Depois de dois anos no e-commerce e posicionados no Mercado Livre e na Americanas (à época, B2W), a gestão das empresas nos diferentes marketplaces estava cada vez mais pesada, colocando em risco a operacionalidade do negócio.
“A gente tinha quatro ERPs e trabalhava estoque separadamente em cada uma das empresas, então aquilo tudo gerava um trabalho muito grande. O nosso trabalho era muito manual, que demandava mais pessoas e mais tempo para executar uma função que, depois, a gente foi descobrir que era muito simples”.
Tudo mudou quando a Ipê Cozinhas foi convidada pelo Magalu para um evento organizado pelo próprio marketplace. O networking e o contato com outros players do mercado foi essencial para Cesar, que encontrou respostas para as perguntas mais difíceis do seu dia a dia.
A descoberta da existência de um integrador de marketplaces mudou tudo.
Desde o ingresso da Ipê Cozinhas no Ideris hub, o processo de implementação foi realizado pela equipe do integrador de marketplaces mais conhecido do Brasil. Nessa fase, treinamentos são realizados para que a operação conheça e utilize todos os recursos do hub.
“Dali pra frente a nossa vida mudou porque eu não imaginava que a gente poderia fazer daquela forma”, revelou Cesar. Com o Ideris, a operação da Ipê Cozinhas passou a ter condições de listar inúmeros pedidos e emitir suas respectivas notas fiscais em pouco tempo, além de gerenciar o estoque com a ajuda da tecnologia.
“Tanto que a gente tem um quadro de colaboradores enxuto e a gente trabalha muito rápido, o processo é muito rápido”. Com a tecnologia do hub, a Ipê não leva mais do que 12 minutos para receber o pedido, emitir a nota fiscal e concluir todo o processo de expedição.
A partir da conexão entre Ideris e Ipê Cozinhas, a operação de Cesar e sua equipe ganhou novos caminhos e oportunidades no e-commerce brasileiro. Desde que a operação passou a integrar a base do hub, a Ipê Cozinhas cresceu 4 vezes. Com o tripé importação, fabricação e mercado nacional, está presente na Americanas, Magalu e Mercado Livre.
Por conta de suas tecnologias, o Ideris está entre os cinco maiores integradores na América Latina em volume de transação de dados no Mercado Livre, tendo sido o primeiro do Brasil a conquistar o selo Platinum na plataforma, além do selo Diamante no Magalu e Parceiro Premium na Shopee.
Recentemente, o Ideris hub também foi certificado como Parceiro Tecnológico Platinum do Mercado Livre 2022.
Se assim você desejar, solicite uma demonstração para avaliar as conexões com os marketplaces, ERPs, plataformas de loja virtual e os parceiros logísticos e financeiros. É a partir dessa conexão que o Ideris gera oportunidade.