O Whatsapp Pay é serviço de pagamento do mensageiro WhatsApp. Com ele é possível fazer transferências para amigos e familiares ou até mesmo pagar por serviços e produtos!
Para fazer isso, o Whatsapp usa a estrutura do Facebook Pay, serviço de pagamento da plataforma usado para a compra de jogos e pagamentos. Além disso, existe uma parceria feita com a empresa Cielo, que é a responsável por todas as transações.
Para utilizar o serviço, basta fazer um cadastro do seu cartão de crédito ou débito e habilitar a opção de receber pagamentos no seu app. Porém, o serviço ainda não está disponível no Brasil. Para saber mais, confira o texto abaixo que conta tudo que você precisa saber.
Os mundos da tecnologia e do dinheiro estão andando cada vez mais juntos. Hoje em dia, toda empresa quer ter o seu meio de pagamento, banco digital e maquininhas de cartão. Você já deve ter visto isso com o Mercado Pago, MagaluPay, Google Pay, Samsung Pay, Apple Pay e a última big tech de olho neste mercado é o Facebook, dono do Whatsapp.
E faz sentido, o potencial para meios de pagamento no Brasil é gigante, já que ele é o segundo aplicativo mais baixado do Brasil e possui mais de 120 milhões de usuários, estando presente em 99% dos celulares brasileiros.
E o app não serve só para fazer barraco no grupo de família. O Whatsapp Business, versão do aplicativo focado para uso de empresas, já possui 5 milhões de usuários. Quem nunca pediu comida, chamou um “faz tudo” ou cobrou aquele dinheiro emprestado pelo zapzap?
Foi pensando nestes casos que o Whatsapp lançou em Junho de 2020, o Whatsapp Pay! Bom, na verdade ele tentou lançar, já que na época o Banco do Brasil suspendeu o lançamento do serviço, exigindo que o sistema fizesse um um cadastro para se tornar um credenciador de pagamentos.
Porém, a previsão é que a autorização para o Whatsapp Pay operar no Brasil deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2021! Então, confira tudo que você precisa saber sobre o serviço:
Primeiramente, para usar o Whatsapp Pay você precisa configurar o Facebook Pay, e adicionar um cartão de débito ou crédito emitido por um dos bancos participantes.
Porém, é importante lembrar que existe uma diferença entre transferir dinheiro para um amigo ou familiar (CPF para CPF) ou transferir dinheiro para uma empresa (CPF para CNPJ).
Se você quiser transferir dinheiro para outra pessoa física, ou seja, aquele tipo de transferência entre usuários, você só poderá fazer isso por meio de cartões de débito! Funciona basicamente como uma forma de transferir dinheiro entre bancos.
Já se você quiser transferir dinheiro para outra empresa para comprar um produto ou pagar por um serviço, por exemplo, você poderá usar a função crédito. Além disso, a empresa que irá receber o dinheiro precisa usar o Whatsapp Business para habilitar a função de pagamentos e pagar uma taxa de 3,99% por cada transferência.
Para adicionar uma forma de pagamento e começar a receber e enviar dinheiro você deve seguir o passo a passo:
Se você quer receber pagamentos como pessoa física, você deverá configurar o Facebook Pay no seu celular, seguindo os mesmos passos para enviar dinheiro. Se você já configurou a sua conta do Facebook Pay, basta você acessar configurações> ajustes > pagamentos e habilitar “Aceitar pagamentos”.
Se você quer habilitar pagamentos para o WhatsApp Business da sua empresa, o método é um pouco diferente e pode ser conferido adiante no texto.
Atualmente, para usar o Whatsapp Pay é necessário cadastrar um cartão de crédito ou de débito emitidos pelos bancos:
Se você tem uma empresa e deseja receber pagamentos pelo Whatsapp Business, basta você seguir o passo a passo:
Se a conta Cielo existente já está associada ao seu CPF ou CNPJ, você precisará conectar e verificar essa conta no Facebook Pay.
Após todo esse processo, você deverá aguardar a verificação da sua conta, que pode demorar até 3 dias úteis. Assim que for aprovada, você será notificado!
Vale lembrar que no caso de transferências feitas para CNPJs, existe uma taxa fixa de processamento de 3,99% por transação e o pagamento demora geralmente por volta de 2 dias para cair.
O Whatsapp garante segurança e privacidade para pagamentos, contando com um criptografia para manter as informações do seus pagamentos seguras, armazenando dados com diversas camadas de proteção de software e ainda contando com o uso de senha de 6 dígitos ou biometria dos aparelhos ainda adicionam mais uma camada de segurança.
Embora as suas informações estejam seguras, é de se esperar que após o lançamento da funcionalidade e com uma adoção cada vez maior de usuários, algumas tentativas de golpe possam surgir.
O Facebook protegerá seus dados de hackers, mas eles podem tentar te enganar para que você mesmo compartilhe seus dados ou te convença a mandar dinheiro para pessoas erradas!
Por isso, para não cair nesses golpes, confira essas dicas:
O Pix é o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, lançado em Novembro de 2020. Em apenas 46 dias, mais de 176 milhões de transações somaram mais de R$150 bilhões de reais transacionados!
Para consumidores, as duas soluções acabam sendo parecidas, já que ambas são instantâneas e sem taxas, funcionando apenas como uma forma de transferência de dinheiro. A principal diferença é que atualmente todos os grandes bancos aceitam transações via PIX, enquanto o Whatsapp Pay está disponível apenas para 3 bancos atualmente.
Já para pessoas jurídicas, a principal diferença fica na taxa cobrada por transação. Enquanto o Whatsapp Pay possui uma taxa de fixa de 3.99%, a taxa do PIX varia de cada banco, e poucas instituições informaram essa porcentagem para PJs:
Como você pode ver, todas as tarifas são menores no Pix. O diferencial do Whatsapp Web fica pela plataforma do Whatsapp Business que permite o cadastro de anúncios e acesso ao chat do mensageiro mais popular do Brasil, deixando ele mais prático para consumidores potenciais. Vai de cada vendedor decidir qual é a melhor solução.