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Como aumentar o tráfego de anúncios no Mercado Livre

Escrito por Augusto Vasconcelos
10 de fevereiro de 2021
Tráfego Mercado Livre

O Mercado Livre mostra, mais uma vez, que é uma grande vitrine do e-commerce. De janeiro e setembro de 2020, o maior marketplace da América Latina registrou 8,4 milhões de novos usuários brasileiros. Esse número representa quase metade do total somado entre Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai (17 milhões).

Você já é seller do Mercado Livre ou está começando sua parceria com o marketplace? Neste conteúdo reunimos dicas de como aumentar o tráfego dos seus anúncios. Confira o material e descubra como ganhar visibilidade e clientes!

TRÁFEGO?

Antes de apresentarmos os três passos básicos, é importante pontuarmos o que é tráfego orgânico e pago. Se você já está por dentro desses conceitos, pode pular este tópico. 😉

  • Tráfego: quando as pessoas veem o anúncio e clicam nele, navegando pela página para comprar ou não.
  • Tráfego orgânico: quando os usuários chegam ao seu anúncio sem que você tenha pago. Geralmente são definidos pela qualidade do título, da reputação e da ficha técnica.
  • Tráfego pago: aumenta as chances de as pessoas clicarem nos seus anúncios, mas depende de publicidade e ações comerciais.

1. Otimize os anúncios orgânicos

Pense como consumidor: quando você faz uma compra pela internet confere o máximo de informações sobre o produto antes de fechar o pedido, certo? Todos os dias, milhares de pessoas navegam pelo marketplace do Mercado Livre – desde estreantes até heavy users. Seu anúncio precisa estar o mais completo possível para ser encontrado e compreendido pela grande maioria dos usuários.

Como melhorar anúncios orgânicos no Mercado Livre:

TÍTULOS

Os títulos dos anúncios devem ser objetivos, com informações breves e específicas, pois é através deles que os usuários encontram seu produto. É verdade que as imagens chamam a atenção, mas se alguém pesquisar “ventilador vertical”, por exemplo, vai rolar a página de resultados lendo o título dos anúncios.

Uma estratégia que funciona bem é adicionar algumas especificações ao título: “ventilador vertical 220v”; “ventilador vertical bivolt econômico”; “ventilador vertical XX marca”.

IMAGENS

Fotos de boa qualidade são essenciais para criar bons anúncios no Mercado Livre. Isso não significa que você precisa hospedar arquivos “pesados”. Pelo contrário, o ideal é que as imagens sejam leves, mas ainda assim com boa resolução – inclusive para o usuário dar zoom.

Outro ponto importante:  as fotos devem ser fiéis aos produtos anunciados, mostrando cores, texturas e estampas de diferentes ângulos. Se for um item com variação de cor, insira imagens diferentes, pelo menos uma de cada peça. Prefira fotos com fundo neutro, pois assim a mercadoria fica em evidência.

VÍDEOS

Cada vez mais os sellers dão um plus em seus anúncios incluindo vídeos. Essa ferramenta é bastante útil para apresentar produtos – seja 360º em fundo branco, seja demonstração de uso. Há estatísticas dizendo que vídeos aumentam consideravelmente o alcance dos anúncios. Vale experimentar! 😉

DESCRIÇÃO

Inclua todos os dados importantes sobre o produto anunciado. Todos! A descrição deve ser informativa, destacando desde detalhes subjetivos (como conceito) até ficha técnica (dimensões, material, garantia, voltagem e demais dados relevantes para a categoria do item. Capriche na descrição, pois a falta de alguma informação pode levar o usuário ao anúncio da concorrência.

2. Ofereça frete grátis

Uma das iscas mais eficientes para atrair os consumidores do e-commerce é oferecer frete grátis, afinal, as pessoas preferem não pagar pela entrega. Portanto, esteja alinhado às diretrizes de frete grátis no Mercado Livre e leve esse custo em consideração quando for precificar seus produtos.

3. Cuide da reputação

O Mercado Livre beneficia sellers com boa reputação, oferecendo benefícios como taxas de entrega menores e, somado a outros fatores, pode colocar seu anúncio na buybox (espaço nobre na página de resultados).

Além disso, vale lembrar que muitos clientes (especialmente heavy users) costumam entrar no perfil do seller para conferir sua reputação e feedbacks recebidos. Bom relacionamento com os clientes, entregas feitas dentro do prazo, dúvidas e reclamações respondidas são alguns dos quesitos que você deve dar atenção para melhorar a reputação no Mercado Livre.

Depois do clique

Seguindo as dicas citadas anteriormente, a probabilidade de aumentar o tráfego para seus anúncios é muito maior. Quando os compradores chegarem à página, o próximo passo é concretizar a venda. Esse é o momento de oferecer preços e condições de pagamentos atrativos, atendimento ágil e gentil. Se surgirem dúvidas, responda o mais breve possível.

Estruture sua operação para que a qualidade não se limite ao anúncio: seja o seller do qual você gostaria de ser cliente. Quem gostar vai voltar para deixar um comentário positivo e possivelmente indicar seu e-commerce a outras pessoas.

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