Vender em marketplaces não é um processo complicado, especialmente porque essas plataformas estão sempre em busca de soluções para simplificar a experiência dos parceiros. No entanto, muitos sellers ainda têm dúvidas sobre como trabalhar com tabelas de frete em marketplaces.
Essa é uma etapa que realmente exige atenção, pois um pequeno erro de CEP, por exemplo, pode calcular o valor errado e onerar a compra para o comprador, causar prejuízo ao seller ou até mesmo impossibilitar a entrega. Acompanhe a leitura e saiba como otimizar a configuração de frete!
Antes de tudo, é importante saber que alguns marketplaces utilizam tabela de frete própria e outros a tabela que você cadastrar.
Amazon, B2W (Americanas, Shoptime, Submarino), Mercado Livre e Dafiti trabalham com tabelas de frete e envio próprias – exceto nos casos em que o pedido ultrapassa as dimensões estabelecidas por eles. Portanto, é preciso consultar os detalhes dessa configuração diretamente com cada plataforma.
Já marketplaces como Via Varejo (Casas Bahia, Extra, Ponto Frio), MadeiraMadeira, Magazine Luiza, Netshoes, Leroy Merlin e Mobly aceitam tabelas de frete fornecidas pelo próprio seller.
Vale lembrar que grandes marketplaces costumam oferecer soluções de entrega com preços mais atrativos – tanto nos envios por Correios quanto por logística própria. Consulte as facilidades oferecidas pelas plataformas e reduza custos! 😉
Seja por tabela própria, seja por tabela do marketplace, a configuração de frete sempre será responsabilidade do seller, afinal, é você quem faz o cadastro de produtos. Somente com informações como peso, tamanho, variações de CEP, etc., será possível realizar o cálculo de preço e prazo de entrega.
Esse procedimento pode ser realizado diretamente na plataforma de marketplace, pelo seu sistema de gestão (ERP) ou pelo hub de integração (caso opere com vendas multicanal). Para garantir que os cálculos sejam assertivos, inclua também uma tabela de contingência. Assim, caso ocorra algum erro com a tabela principal, o cliente ainda poderá simular valor e prazo.
O mais adequado ao configurar o frete dos produtos é considerar o modo como ele será despachado (montado ou desmontado). Essa informação é essencial para determinar as unidades de medidas da embalagem (altura, largura e profundidade em metros), além do peso final (em quilos).
Bastante utilizado por varejistas que trabalham com diferentes centros de distribuição ou adquirem mercadorias sob demanda (diretamente do fabricante), o crossdocking merece cuidado redobrado nas vendas por marketplaces.
Isso porque os prazos de entrega costumam ser diferentes, principalmente se os fornecedores ou CDs estão localizados em cidades ou estados diferentes. Portanto, essa variação de tempo deve ser somada ao prazo de logística para que a previsão de entrega seja assertiva o máximo possível. Preencha todas as informações corretamente em sintonia com a política do marketplace e evite transtornos com os clientes.
O método mais simples e eficaz para integrar o cálculo do frete com as plataformas de e-commerce é por meio de tabelas. Essa tarefa se torna ainda mais fácil quando você utiliza um hub de integração, pois pode adicioná-las por meio do sistema de forma fácil e segura.
O software permite controlar todas as etapas da logística, desde a separação dos produtos até o frete e envio. Ao unificar o estoque de todos os seus canais de venda, o hub minimiza consideravelmente as chances de informações desencontradas tanto no que se refere a disponibilidade para venda quanto ao cálculo de preço e frete. Além disso, procure um hub como o Ideris, que conta com API de frete. Esse diferencial permite configurar o valor da entrega baseado em faixas de CEP.
O Melhor Envio é um sistema para intermediar a logística entre sua loja virtual, Correios e demais empresas de entregas particulares. Você consegue comparar os preços e escolher a opção mais vantajosa tanto para sua operação quanto para o cliente. O serviço garante mais agilidade para o seller, pois extingue a necessidade de ajustar as cotações manualmente.
Com o Gerador de Tabelas do Melhor Envio, ganha-se estabilidade no processo de integração, já que a funcionalidade pode ser utilizada como modo de contingência nas consultas de frete, caso ocorra algum bug na comunicação.
Os clientes do e-commerce preferem não pagar pelo frete, a menos que tenham preferência pela empresa de logística que fará a entrega. De qualquer modo, o seller que consegue manter uma boa gestão de frete ganha competitividade frente à concorrência, ampliando sua margem de lucro e conquistando as pessoas pela boa prestação de serviço. Além disso, esse é um dos fatores avaliados pelos marketplaces que trabalham com buybox (destaque nos resultados de busca).
Otimize a gestão de frete do seu e-commerce!