Quando vai ser a Semana do Brasil? Você sabe? Essa data do varejo foi criada para promover descontos na semana do dia 7 de setembro, feriado em que é comemorado a Independência do País.
A iniciativa é do Governo Federal junto aos maiores varejistas brasileiros. O intuito é aquecer a economia em um período do ano que não costumava ter bons resultados em vendas, pois não havia nenhuma data especial com promoções para estimular o consumo.
A campanha funciona como uma Black Friday brasileira. A primeira edição da Semana do Brasil aconteceu em 2019 e gerou descontos de até 80% nas mais diversas categorias de produtos e serviços. Como resultado, o comércio obteve aproximadamente 41% em relação às vendas nessa mesma época no ano anterior, segundo dados da Ebit/Nielsen.
Durante a Semana do Brasil, os sellers disponibilizam produtos selecionados com descontos e podem aproveitar todo marketing gerado pelas grandes marcas, além de atender aos consumidores que estão atentos às promoções.
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Não existe uma lista de regras para participar da Semana do Brasil, basta o vendedor planejar os descontos e as estratégias que usará para divulgar essas promoções. Funciona como qualquer outra data do varejo, como a própria Black Friday, Natal e Dia dos Namorados, por exemplo.
Em 2022, a Semana do Brasil aconteceu entre os dias 4 e 10 de setembro.
Alguns dos maiores marketplaces do Brasil geralmente participam da Semana do Brasil promovendo descontos e fazendo campanhas publicitárias para atrair os consumidores.
Para os sellers que vendem em marketplaces e desejam participar das campanhas das grandes plataformas, basta ficar atento aos comunicados de cada marketplace para inscrever seus produtos nas promoções.
Além de participar das campanhas dos marketplaces, quem tem sua própria loja virtual pode aproveitar todo o marketing gerado pelas grandes marcas na mídia e planejar suas próprias campanhas.
Selecione seus produtos, dê descontos atrativos nos dias da Semana do Brasil, sinalize os itens em promoção e divulgue para seu público através de anúncios de mídia paga, redes sociais, e-mail marketing, entre outros meios de comunicação com seus clientes.
Para aumentar suas vendas durante a Semana do Brasil é preciso preparo e saber aproveitar as oportunidades. Por isso, selecionamos algumas dicas para você considerar no seu planejamento e aproveitar muito bem a Semana do Brasil no seu negócio!
Não dê um aumento alto no preço dos seus produtos antes da Semana do Brasil para dar descontos falsos depois. Os consumidores estão atentos a esse tipo de prática, que é conhecida como “tudo pela metade do dobro”. Eles consultam o histórico de preços e os concorrentes para checar se os descontos são verdadeiros. Além dessa atitude ser antiética, prejudica a sua marca e te faz perder vendas ao invés de ganhar.
Portanto, dê descontos realistas nos itens que você pode inserir na promoção e não tente enganar os clientes. O que você pode fazer é evitar promoções nas semanas que antecedem a Semana do Brasil para dar desconto exclusivamente nos dias da campanha.
Promoções como Semana do Brasil e Black Friday vendem muito por conta do senso de urgência e do impulso dos consumidores, que passam a ter “medo” de perder uma vantagem na compra de um item.
Por isso, nas suas divulgações, avise que a promoção é por tempo limitado e enquanto durar o estoque; coloque contagem regressiva para os descontos; ou avise quando estiver nas últimas unidades, entre outras ações nesse modelo.
Promoções relâmpagos são aquelas sem aviso prévio e que duram por pouco tempo, como os descontos que algumas lojas divulgam na madrugada ou promoções com poucas horas de duração.
Monitore os descontos dos concorrentes durante a Semana do Brasil, isso pode te ajudar a encontrar algumas possibilidades de novos descontos para a sua loja para se destacar perante a concorrência.
Algumas empresas dão descontos muito maiores que os concorrentes em poucos produtos para usá-los como isca para atrair consumidores para a loja e incentivar a compra de outros produtos.
Campanhas temáticas do varejo sempre ajudam a trazer novos clientes. É uma ótima oportunidade para os sellers divulgarem suas marcas, aumentarem sua reputação nos marketplaces e usarem estratégias para fidelizar clientes. Para isso, é muito importante não deixar de lado os investimentos na experiência do cliente.
Continue investindo em unboxing experience para divulgar sua loja, mantenha a agilidade nos envios e a alta qualidade nas entregas, sempre com excelência no atendimento.
Analisar como está a saúde financeira do seu negócio e planejar detalhadamente como serão os descontos é essencial para que a sua campanha tenha muito sucesso e não se transforme em prejuízo.
Planeje com antecedência seus descontos, considere sua margem de lucro, confira quais são os produtos que estão parados no estoque há muito tempo (e que podem ser incluídos nas promoções) e estude como está o fluxo de caixa da sua empresa. Tudo isso pode te ajudar a traçar planos mais assertivos de promoções e obter sucesso nas vendas.