A reputação no Mercado Livre é uma métrica essencial que avalia a confiabilidade e eficiência de um vendedor na plataforma. Basicamente, essa métrica é representada por um termômetro de cores, que vai do vermelho ao verde escuro, indicando níveis de desempenho desde insatisfatório até excelente. Manter uma reputação no Mercado Livre elevada é crucial para aumentar a visibilidade dos produtos, melhorar a confiança dos consumidores e, consequentemente, impulsionar as vendas de quem é seller na plataforma.
O sistema de reputação do Mercado Livre é atualizado constantemente para garantir que os sellers ofereçam um serviço de alta qualidade. O MeLi é uma empresa bastante comprometida com bons resultados, até por isso, faz questão de manter os níveis de confiabilidade da reputação.
A avaliação da reputação é baseada em vários critérios, como o número de reclamações, cancelamentos de pedidos pelo vendedor e atrasos no envio. Vendedores com mais de 60 vendas concluídas são avaliados com base no desempenho dos últimos 60 dias, enquanto aqueles com menos de 60 vendas são avaliados nos últimos 365 dias. Manter uma baixa taxa de reclamações (não excedendo 1% do total de vendas), evitar cancelamentos e garantir o envio pontual dos produtos são práticas essenciais para manter uma boa reputação.
É importante ressaltar que manter uma boa reputação no Mercado Livre aumenta a visibilidade dos anúncios, mas também funciona como um selo de credibilidade que atrai mais compradores para os lojistas que buscam crescer na plataforma. Para melhorar a reputação, os vendedores podem adotar diversas estratégias, como
Além disso, o Mercado Livre oferece novas ferramentas para ajudar os vendedores a gerenciar reclamações de forma eficaz. A integração da gestão de reclamações com as mensagens de venda permite resolver problemas diretamente na conversa com o cliente, e novas funcionalidades permitem reverter reclamações para evitar penalidades na reputação. O uso de filtros para destacar reclamações recentes ajuda os vendedores a resolver problemas rapidamente.
Para vendedores que utilizam a Ideris, é possível realizar a gestão de reclamações diretamente pela plataforma, facilitando ainda mais o processo. A Ideris oferece uma interface intuitiva para visualizar e resolver reclamações, ajudando os vendedores a manter uma boa reputação no Mercado Livre. Além disso, a Ideris é bicampeã MeLi XP, considerado o melhor Parceiro Tech pelo Mercado Livre!
Se você quer dicas para entender mais sobre a reputação no Mercado Livre, seguir as melhores práticas, utilizar ferramentas de gestão de reclamações e estar sempre atento às mudanças nas regras de avaliação, esse é o texto ideal para você! Leia esse conteúdo, conte com a Ideris para ser o seu integrador de Marketplace para o Mercado Livre e aumente as vendas e para alcançar um novo patamar em seu negócio.
A reputação no Mercado Livre é a forma como a plataforma tem para avaliar o atendimento que você, como seller, oferece aos compradores. A reputação é dinâmica e calculada conforme a quantidade de vendas.
Para impulsionar as vendas na plataforma do Mercado Livre e desenvolver os negócios, é importante construir e manter uma boa reputação. Essa visibilidade positiva pode garantir aos futuros compradores tranquilidade necessária e uma boa experiência de compra.
De acordo com o próprio Mercado Livre, se seu atendimento for bom e você tiver um alto volume de vendas e faturamento, é possível obter a medalha de MercadoLíder. Com esse reconhecimento, o seller se torna um dos mais relevantes do site.
É importante que os vendedores estejam sempre atentos às atualizações que o Mercado Livre realiza na plataforma. Mas, atualmente, segundo informações do próprio Mercado Livre, para avaliar a qualidade do atendimento, a empresa se baseia na experiência que você oferece aos compradores, considerando a quantidade de vendas. Além disso, existem outras variáveis consideradas, como:
De acordo com o desempenho do seller nessas variáveis, o Mercado Livre irá imputar uma cor na reputação, que varia de vermelho (reputação mais baixa) a verde escura (reputação mais alta).
Essa escala é dinâmica e pode mudar diariamente com base no atendimento que os sellers oferecem aos consumidores.
De acordo com o Mercado Livre, no momento que o seller conclui as 10 primeiras vendas, é possível iniciar a análise da reputação. O período calculado vai depender da quantidade de vendas concluídas nos últimos 60 dias.
É importante dizer que esse período é atualizado diariamente, por isso, a contagem é retroativa. Caso sua reputação atual esteja como “cinza”, significa que o seller ainda não alcançou a quantidade mínima de vendas necessárias para que o Mercado Livre faça as devidas análises.
Se o seller usar o envio no Mercado Livre, ele precisa saber que há um prazo indicado para enviar em cada forma de envio. Por isso, fique muito atento ao horário de atendimento das agências e poste o quanto antes para garantir uma melhor experiência aos seus consumidores!
Segundo o MeLi, os vendedores não devem exceder 10% das entregas com atraso. Ao usar o envio no Mercado Livre, o seller tem uma ampla cobertura para que, se algo der errado ao longo do caminho, o Mercado Livre consiga apoiar, tanto você quanto o comprador.
Para toda regra, há uma exceção. Por isso, se você é um seller do Mercado Livre, mas vende:
O próprio Mercado Livre tem uma página dedicada a falar da importância da Reputação na plataforma. Mas, basicamente, a reputação no Mercado Livre é fundamental para qualquer seller porque ela fala da qualidade como vendedor. É um selo de confiança para quem está comprando.
O Mercado Livre considera como prática vital a boa reputação no Mercado Livre para que as vendas aumentem e os negócios cresçam. Quando um comprador entra na sua loja e se depara com uma boa avaliação, é a melhor forma de apresentar o seu negócio e a confiabilidade dele.
Abaixo, vamos falar um pouco mais sobre como uma boa reputação é construída, mas existem incontáveis fatores que impactam diretamente na formação da escala de cores, com base estritamente no comportamento do vendedor.
Para quem está pensando em começar a vender no Mercado Livre, saiba que as reservas também constroem a reputação do vendedor: a partir da quinta entrega realizada com sucesso, o seller começa a ter uma reputação. Se o comprador cancelar a reserva, a reputação do vendedor não será afetada. No entanto, se você como seller cancelar, a sua reputação poderá ser afetada negativamente.
Com base nos critérios de avaliação do MeLi, é possível saber o que não fazer e o que fazer para se destacar positivamente na plataforma. Veja uma lista abaixo com 05 atitudes para aumentar a reputação no Mercado Livre:
Segundo o MeLi, as reclamações não devem exceder 2% do seu total de vendas. O próprio Mercado Livre conta que grande parte das reclamações acontecem por falta de informações. Portanto, siga essas dicas do Mercado Livre para garantir uma boa reputação:
Também lembre-se de usar fotos verdadeiras e de alta qualidade e cadastrar corretamente as características. Confira o pedido antes de enviá-lo e garanta que ele vá muito bem embalado. Essas práticas também ajudam no impacto positivo da Reputação no Mercado Livre.
Fazer o despacho dos pedidos com atraso é uma infração grave no Mercado Livre que afeta a reputação dos sellers. Logo, também é uma das metas mais desafiadoras.
Por isso, é fundamental ter uma operação organizada, equipe treinada e um sistema para gerenciar com facilidade os pedidos recebidos, como a Ideris, o hub de integração mais premiado e certificado do mercado.
Quando o vendedor cancela um pedido, sua reputação no Mercado Livre pode ser prejudicada. Geralmente, o principal motivo para um seller cancelar o pedido é erro no estoque: na plataforma constava que o produto estava disponível para venda, mas no estoque físico o item está zerado.
Para evitar esse tipo de frustração, ter um bom sistema de gerenciamento e integração de estoque, uma expedição organizada e fazer conferências frequentes no estoque são ótimas estratégias para manter tudo funcionando corretamente.
Quanto maior o volume de vendas, mais avaliações o seller recebe para aumentar rapidamente a reputação no MeLi. Por isso, é necessário investir em anúncios patrocinados dentro da plataforma, fazer boas descrições, responder os consumidores e aplicar outras estratégias para acelerar o número de vendas concluídas.
Quanto maior a quantidade de clientes satisfeitos, maior a possibilidade de manter uma boa reputação no Mercado Livre, por isso:
Acima, falamos um pouco sobre boas práticas para aumentar a reputação no Mercado Livre. E agora, que tal ver algumas dicas para evitar os cancelamentos e não prejudicar a sua reputação?
Muitos vendedores acabam cometendo esse erro, que é bem simples de ser evitado: vender sem estoque. Muitas vezes, isto acontece porque o vendedor não tem integração entre as vendas feitas na loja e as feitas pela internet. Por isso, é fundamental ter o fluxo do seu estoque sincronizado com um bom OMS.
Não venda gato por lebre! Os anúncios devem ser completos, atualizados, de modo que você garanta que vai entregar o que está descrito. Todos os elementos do anúncio são importantes: o título, a foto, a ficha técnica e a descrição.
Tenha controle total dos preços que você oferece na sua loja. Realizar o cancelamento de uma venda devido ao preço estar desatualizado afeta a credibilidade do seu negócio. Cheque, constantemente, se essas informações estão atualizadas para evitar descontentamento de clientes.
Se você optar por não utilizar Mercado Envios, deixe bem claro no seu anúncio em qual região do País você entrega para evitar ruídos de comunicação com o cliente.
Usar o Mercado Envios, nas suas mais diferentes variações, como o Mercado Envios Full, Mercado Envios Flex, ou Mercado Envios 1 e 2, pode ser um grande diferencial para sua loja, visto que a plataforma entrega em todo Brasil.
Para os sellers que já têm sua operação organizada e integração no Hub da Ideris, é possível gerenciar as reclamações diretamente pelo integrador de marketplaces.
O Hub de integração mostrará uma tela semelhante à tela de reclamação do Mercado Livre. As opções serão habilitadas/desabilitadas de acordo com o estágio da reclamação. Para mais informações, acesse a Ideris Academy.
A Ideris, uma plataforma de integração de marketplaces, oferece diversas ferramentas e funcionalidades que ajudam os vendedores a gerenciar e melhorar sua reputação no Mercado Livre. Abaixo, algumas formas de como a Ideris pode ser útil para os sellers.
A Ideris permite que os vendedores centralizem todas as suas operações de vendas em um único lugar. Isso inclui o gerenciamento de anúncios, pedidos, estoque e atendimento ao cliente. Todas essas informações integradas ajudam a evitar erros que podem levar a reclamações e cancelamentos e, consequentemente, diminuir a sua reputação no Mercado LIvre..
Por meio da Ideris, os vendedores podem gerenciar reclamações diretamente pela plataforma. Isso inclui:
A Ideris oferece ferramentas de análise que ajudam os vendedores a monitorar o desempenho, como:
Para vendedores que operam em múltiplos marketplaces e possuem grandes operações, a Ideris facilita a integração desses canais em uma única plataforma. Isso permite uma gestão mais eficiente e consistente da reputação em diferentes marketplaces.
Resumindo tudo o que falamos aqui, o fato é que manter uma reputação positiva no Mercado Livre é fundamental para o sucesso dos vendedores na plataforma, pois aumenta a visibilidade dos produtos e a confiança dos consumidores.
A reputação é constantemente atualizada com base em critérios como reclamações, cancelamentos e atrasos nos envios.
Para melhorar essa métrica, os sellers devem investir em anúncios precisos, gestão de estoque eficiente, atendimento rápido e uma excelente experiência de compra. Ferramentas de gestão, como a Ideris, podem auxiliar na centralização de informações e resolução de reclamações, facilitando a manutenção de uma reputação elevada e promovendo o crescimento das vendas.
Conteúdo atualizado no dia 19 de Junho de 2024.