Quem trabalha com e-commerce provavelmente já se perguntou qual o maior e-commerce do Brasil, afinal, é preciso estar atento a todas as oportunidades de negócios nesse segmento cada vez mais concorrido.
As compras virtuais fazem parte do dia a dia dos consumidores brasileiros em todas as regiões do país, não apenas nas grandes capitais.
O segmento de e-commerce já apresentava resultados positivos ao longo dos anos, mas teve seu maior crescimento em 2020 - ano em que houve a necessidade de isolamento social e o mercado precisou se adaptar bruscamente ao ambiente digital.
Em dezembro de 2020, o faturamento dos e-commerces cresceu 55,74% em relação ao mesmo período em 2019. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital.
Estas são as dez maiores lojas virtuais do Brasil em 2021:
Os dados são de pesquisa realizada pela netrica.com divulgada pelo E-commerce Brasil.
Os maiores e-commerces do Brasil tem algo em comum: todos são marketplaces - termo do inglês que significa “local de vendas”.
Um marketplace funciona como um shopping online, em que diversos vendedores anunciam seus produtos em uma loja virtual que já é muito acessada, conhecida e com alta credibilidade no mercado. Dessa maneira, o consumidor conta com mais opções de compra e o vendedor ganha mais visibilidade para os seus produtos.
Os marketplaces tendem a crescer cada vez mais, pois é uma maneira que as grandes marcas conseguem ter uma cartela grande e completa de produtos disponíveis para todas as regiões do Brasil.
Existem opções de marketplaces para todos os segmentos de empresas, desde os mais diversificados (como Mercado Livre e Amazon, que vendem diversas categorias de produtos) até aqueles com um portfólio de produtos nichados (como MadeiraMadeira que é focada em produtos para casa).
As categorias que cada marketplace aborda devem ser levadas em consideração pelos lojistas para uma escolha estratégica de quais canais de vendas anunciar seus produtos. Dessa forma, vamos conhecer um pouco mais dos marketplaces que estão na lista de maior e-commerce do Brasil.
Não é uma grande surpresa que o maior marketplace da América Latina seja também o maior e-commerce do Brasil.
No segundo trimestre de 2020, foram vendidos 178,5 milhões de itens no Mercado Livre, número que representa uma alta de 101,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto o número de usuários únicos ativos atingiu 51,5 milhões - um crescimento de 45,2%. Os dados foram divulgados pelo próprio Mercado Livre.
O sucesso do maior e-commerce do Brasil é tão grande que, acompanhando as tendências de consumo, criou uma categoria específica para produtos sustentáveis e outra para beleza, imóveis, automóveis, tecnologia e jardinagem – o Mercado Livre possui imensa variedade para os sellers anunciarem seus itens.
Maior marketplace do grupo Americanas marketplace (antigo Grupo B2W), a Americanas.com se destaca pelas ofertas de eletrodomésticos, livros, games, smartphones e uma gama enorme de outros segmentos.
As ações na Black Friday costumam movimentar a loja, atraindo consumidores em busca de descontos atraentes e condições especiais para frete grátis.
Em janeiro de 2019, a Amazon anunciou que colocaria o Brasil em seu projeto de expansão. Além de estoque próprio (muitos itens com frete grátis para quem assina o Amazon Prime), a loja permite que outros sellers vendam pela plataforma.
A Amazon ficou conhecida por vender principalmente livros e aparelhos de tecnologia. Porém, atualmente o marketplace que está na lista das maiores lojas virtuais do país abraça diversas categorias: moda, beleza, alimentos e bebidas, casa e jardim, petshop, papelaria, brinquedos e jogos, entre muitas outros tipos de produtos.
Uma das empresas que mais cresce e valoriza no Brasil, a Magazine Luiza foi a primeira marca a investir na operação omnichannel por aqui. A aposta vem dando certo, já que em 2019 adquiriu a Netshoes – e-commerce especializado em artigos esportivos e vestuário.
As tarifas sobre vendas nesse marketplace variam de 10% a 20%, a categoria do seu produto. Interessado? Confira nosso conteúdo sobre como vender na Magazine Luiza.
A Shopee é um marketplace que teve um grande crescimento entre 2020 e 2021. Seu grande diferencial é ter a menor taxa de venda entre todos os marketplaces desta lista de maiores do Brasil.
Em fevereiro de 2021, a Shopee atingiu 1,49 bilhão de acessos, um aumento de 21% em relação ao mesmo período em 2020, segundo relatório divulgado pelo E-commerce no Brasil.
As categorias mais vendidas são: roupas, acessórios, papelaria e itens para casa. Porém, é possível vender diversos tipos de produtos na plataforma, principalmente itens de valor baixo.
Outro grupo forte no e-commerce brasileiro é a Via Varejo Marketplace, responsável pelas operações online de Casas Bahia, Pontofrio e Extra.com. De acordo com o levantamento do netrica.com, o marketplace das Casas Bahia é o mais acessado do grupo e referência para quem procura eletrodomésticos. Soma cerca de 60 milhões de visitas, mais de 1,4 milhão de itens vendidos e mais de um milhão de pedidos.
Mesmo com produtos de preços baixos, o chinês Aliexpress ainda demorou para ganhar a confiança dos brasileiros, mas tem crescido no país.
Consta como o 7ª maior e-commerce aqui na lista, mas a importância dos canais ‘made in brazil’ é muito mais expressiva.
O Submarino é o segundo marketplace da Americanas Marketplace (Antigo grupo B2W) mais buscado pelos internautas (6º no ranking geral). Assim como outros nomes do segmento, o Submarino engloba diversas categorias de produtos, possibilitando um grande leque a sellers e compradores.
Segundo a Americanas Marketplace, essa é a marca líder em inovação e referência de tecnologia. Não exige investimento inicial e a comissão é de 16% sobre os pedidos (você só paga se vender).
A Netshoes superou concorrentes de alto nível e teve um grande crescimento em 2020, mesmo ano em que foi adquirida pela Magazine Luiza.
É um marketplace focado no nicho esportivo, com categorias como roupas e calçados para prática de atividades físicas, trabalha com grandes e pequenas marcas da área.
Polishop, Centauro, Rihappy e Marisa são algumas das empresas que vendem no Extra Marketplace.
O 10º colocado na lista de maiores lojas virtuais trabalha com categoria como Telefonia; TVs e áudio; informática; eletrodomésticos; eletroportáteis e móveis têm destaque no menu de departamentos, então o Extra pode ser uma boa escolha se você busca um canal de vendas para esses segmentos.
Cada marketplace tem suas particularidades, podendo ou não ser o mais adequado para a sua operação. Portanto, a melhor e-commerce para o seu negócio é aquela que oferece boas condições de visibilidade, reputação e comissões adequadas à sua realidade. Estude o mercado, entre em contato com as equipes comerciais e busque as condições mais favoráveis para crescer no e-commerce!
Este post foi útil para você?
Gostaria que falássemos sobre outro assunto? É só deixar nos comentários e boas vendas! 😀