Prova social é um fenômeno psicológico em que uma pessoa imita o comportamento de outra, como quando alguém acredita em algo porque um amigo também crê ou começa a consumir produtos de determinada marca porque uma pessoa famosa usa.
A prova social, também conhecida como "influência social”, é um dos modelos mais antigos de publicidade e faz parte de estratégias como marketing boca a boca e marketing de influência.
Mas como conseguir uma prova social para atrair e reter clientes? Como a influência social impacta as ações de marketing nos dias atuais e, principalmente, como isso pode ajudar as suas vendas online? É isso que vamos abordar neste post!
Prova social é quando uma pessoa tem uma atitude porque viu outra pessoa fazendo algo. No universo das vendas, a prova social funciona como um facilitador na tomada de decisão de compra dos clientes.
Na prática, imagine que um usuário está navegando pelos marketplaces a procura por um secador de cabelo. Ele está em dúvida entre algumas marcas diferentes, desiste de comprar uma devido aos comentários negativos que estão na página do produto, e escolhe comprar o produto de outro vendedor que tem comentários positivos sobre a rapidez na entrega e a durabilidade do produto, por exemplo.
Os comentários dos clientes na página do produto que ajudaram esse usuário a decidir sua compra são considerados prova social, mas existem vários outros exemplos, como a indicação de um amigo, um post no Instagram de um influenciador digital, um vídeo no Youtube de alguém abrindo e testando o produto, entre muitos outras possibilidades.
Confira algumas maneiras de aplicar a estratégia de prova social no universo do e-commerce.
As avaliações reais de um produto na página de venda desse item são sempre muito importantes, principalmente para quem vende em marketplaces, já que os comentários dos clientes ajudam a medir a reputação dos vendedores, o que influencia muito os resultados dos sellers nos canais de venda.
Por essas razões, é essencial incentivar os consumidores a fazerem avaliações após a compra. Geralmente, os grandes marketplaces se encarregam desse estímulo com e-mail marketing e mensagem no Whatsapp. Porém, quando o seller presta um atendimento rápido, excelente e fora do comum, é provável que mais clientes se importem em deixar uma avaliação positiva. Também pode utilizar a estratégia de mandar um cartão personalizado junto ao pedido agradecendo pela compra e solicitando a opinião do consumidor.
Para os empreendedores que possuem loja física ou e-commerce de marca própria, os comentários no Google Business contam muito.
Google Business é o card da empresa que aparece nas buscas no Google, onde consta fotos, horário de funcionamento, endereço e a avaliação dos clientes que visitaram o local. Esse é um bom canal para incentivar avaliações positivas e reais dos consumidores para proporcionar mais uma prova social aos futuros clientes.
Nas mídias sociais da sua loja publique fotos e vídeos de clientes recebendo, abrindo e mostrando o pedido. Se possível, incentive que eles façam isso.
Algumas marcas até oferecem um cupom de desconto em um período para os consumidores que publicarem uma foto ou vídeo da encomenda e marcarem o Instagram da loja, por exemplo. Mas geralmente, quando o pedido está bem embalado, com algum brinde ou cartão de agradecimento com o endereço da rede social da marca, muitos consumidores gostam de mostrar o pedido de maneira espontânea nas redes sociais.
Ainda nas mídias sociais da loja, publique materiais embalando ou abrindo um produto. Faça reviews de alguns produtos, que são fotos, textos ou vídeos mostrando o uso e dando comentários reais sobre o item.
Os influenciadores digitais, também chamados de blogueiros ou influencers, são pessoas que produzem conteúdos em canais online, como Instagram, blogs, Tiktok e Youtube, e por isso atraem uma grande quantidade de pessoas interessadas nos seus conteúdos e que acreditam em suas opiniões.
Uma estratégia de marketing de influência bem feita pode gerar uma taxa alta de conversão em vendas. As ações com influencers consistem na marca pagar para a pessoa com muitos seguidores falar do seu produto e incentivar os seguidores a clicarem no link da loja, por exemplo. Isso pode ser feito através de posts ou stories no Instagram do Influencer, ou em um post em um blog de reviews, em um vídeo no Youtube, entre milhares de outros formatos e estilos de propaganda online.