Em 2021, o e-commerce brasileiro durante o Natal cresceu 21% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 4,5 bilhões. Os dados são da NielsenIQ Ebit, coletados entre os dias 10 e 24 de dezembro. Ao todo, foram somados 9,2 milhões de pedidos (crescimento de 14%).
Além do otimismo com a Black Friday 2022, Copa do Mundo de futebol e Cyber Monday, a projeção feita pela Associação Brasileira do Varejo (ABV) indica bons números: as vendas devem aumentar em até 12% no segundo semestre de 2022, se comparado ao primeiro.
Com o cenário otimista surge a dúvida: como vender no Natal 2022? E quais estratégias utilizar para conquistar os clientes nas compras de fim de ano? São essas perguntas que viemos responder no post de hoje com algumas dicas para te ajudar!
Em épocas de grandes campanhas, é comum nos preocuparmos com estratégias específicas e diferentes do qual já estamos acostumados, mas isso não pode impedir que as boas práticas básicas sejam cumpridas: prestar um bom atendimento, atender aos prazos de postagem, realizar trocas o mais rápido possível, responder dúvidas, embalar com cuidado os produtos, entre outras atividades que são obrigatórias para o sucesso das vendas de qualquer lojistas.
Época de promoções são sempre uma porta de entrada para novos clientes que não têm o hábito de comprar online ou ainda não conhecem a sua loja online, então garantir uma ótima experiência do consumidor é fundamental para conquistar e reter mais clientes.
É importante ter cuidado para não prejudicar a reputação do seu e-commerce ou da sua conta em marketplaces com erros como:
Para prestar um bom atendimento e evitar falhas na campanha de Natal 2021, é extremamente necessário preparar a operação:
Para o Natal 2022, criar kits de produtos é uma ótima maneira de promover mais vendas. Para isso, é importante sempre dar descontos no kit para que a compra de mais produtos seja atrativa para os consumidores.
Na internet os consumidores conseguem facilmente comparar preços de produtos e frete para avaliar qual a melhor escolha. Por isso, analise a concorrência e os valores dos produtos semelhantes aos que você comercializa para manter seu preço atualizado e atrativo. O ideal é não estar extremamente acima nem muito abaixo dos valores praticados pelo mercado.
Lembrando que nem tudo é questão de preço, mas também do conjunto de soluções e promoções que sua loja pode oferecer ao cliente. Por exemplo, seu concorrente pode oferecer o mesmo produto mais barato, mas as condições de frete dele são mais altas do que a sua, o que faz o cliente preferir a sua loja ao invés da concorrência.
A análise do preço dos concorrentes pode ser feita manualmente com frequência. Para quem vende na Amazon, é possível configurar a precificação automática. O vendedor pode apontar que deseja que seu produto esteja sempre mais barato que o da concorrência, sempre respeitando um valor mínimo.
É muito comum que depois da Black Friday, uma data de muitos descontos, as marcas lancem novos produtos, pois é algo que chama a atenção dos consumidores mesmo sem ser um produto com desconto. Nessa estratégia de como vender no Natal 2022, a intenção é que o produto “se venda sozinho”, ou seja, que ele seja a atração principal ao invés dos altos descontos.