Reunimos cinco sugestões de filmes de empreendedorismo para vendas online. São histórias baseadas em situações reais ou ficção, mas todas com algo em comum: oportunidade de inspiração para o seu e-commerce!
Vale destacar que, comparado a setores como agricultura ou indústria automotiva, o e-commerce é um segmento bastante jovem. Claro que as fórmulas que deram certo em outras áreas e com outros empresários não se replicam, mas podem conter lições valiosas. Além disso, inspiração nem sempre vem daqueles que já atingiram o sucesso, mas dos que ainda estão na caminhada.
Iniciamos a lista de indicações dos filmes de empreendedorismo com uma produção vencedora do Oscar 2020 de Melhor Documentário! Não mostra apenas os conflitos entre trabalhadores norte-americanos e a gestão chinesa numa fábrica nos EUA, ele provoca uma reflexão importantíssima em tempos de crise: como manter um negócio produtivo e competitivo?
A concorrência no varejo online cresce na mesma proporção que esse segmento, portanto os sellers precisam se reinventar constantemente para manter seu e-commerce relevante. A resposta pode estar em diversos lugares, como trocar o modelo de gestão; contratar sistemas mais eficientes; buscar outros mercados e fornecedores; atualizar a linha de produtos ou investir em novas parcerias. Pense nisso!
Que tal conhecer a história do ambicioso Ray Kroc, fundador da franquia mundial McDonald’s? Neste filme, Michael Keaton dá vida a um ‘personagem da vida real’ que é um verdadeiro mestre do empreendedorismo. A narrativa nos leva de volta aos Estados Unidos dos anos 1950, quando Kroc passava o dia indo a diferentes restaurantes para tentar vender um multiprocessador para milk-shake (aqui já temos a primeira lição de empreendedorismo: acredite no seu negócio).
Nessa época ele conheceu os irmãos Mac e Dick McDonald – além do sistema “speedee” (para agilizar os processos, cada funcionário tinha apenas uma tarefa, assim como as linhas de montagem do Fordismo).
Para não dar spoiler, melhor parar por aqui, mas saiba que esse é um bom filme de empreendedorismo para vendas online, pois pode instigar gatilhos que resultem na otimização da sua operação. Organização de estoque, agilidade na expedição e reforça de tecnologia são alguns dos quesitos que fazem diferença para um seller de sucesso.
Esse longa-metragem baseado em acontecimentos reais, já é um clássico sobre perseverança, sonhos, conquista e visão empreendedora. Acompanhamos a história de Chris Gardner, que chegou a viver com o filho pequeno no banheiro de uma estação de metrô de São Francisco.
Após frustrações e fracassos na profissão de vendedor, entrou para um programa de estágio sem remuneração, tornou-se corretor da bolsa de valores e abriu sua própria empresa.
Ao final do filme, com certeza você vai entender a importância de defendermos nossos sonhos, inclusive nos momentos mais adversos. Se está com dificuldades para gerenciar seu e-commerce ou gostaria de vê-lo decolando, busque histórias inspiradoras para enxergar o mundo com novas perspectivas.
Em “Um Senhor Estagiário”, Ben Whitaker (interpretado pelo lendário Robert De Niro) é um senhor de 70 anos que, mesmo já estando aposentado, se aventura como estagiário em uma grande empresa, cuja CEO é uma workaholic confessa.
Esse convívio acarreta em muitas trocas de conhecimento e experiências de vida, mostrando que ouvir os experientes não significa ter um mentor somente nos negócios, mas também na vida pessoal. Quando você gostar do que faz, do que tem e de quem é, se sentirá mais firme para deslanchar na carreira empreendedora.
Pense nisso como base para traçar suas metas: o que você vende hoje? O quanto consegue crescer? É possível reduzir custos? Como quer que seu e-commerce seja reconhecido daqui a 10 anos? Você seria seu cliente?
Esse documentário lançado pela Netflix é baseado nos escândalos protagonizados pelo Facebook em relação à Cambridge Analytica, que coletou dados de quase 90 milhões de usuários sem a permissão deles.
O principal ponto de reflexão nessa história é a privacidade das pessoas. Ninguém gosta de se sentir violado, nem mesmo na vida online. Por isso, garantir a segurança dos dados dos seus clientes é essencial na construção da confiança. Na trajetória empreendedora do seu e-commerce, busque sistemas, plataformas e parceiros realmente éticos.
Mais vale construir estratégias para médio e longo prazo do que ser invasivo. Estude seu público-alvo, interprete as preferências dos seus clientes, crie planos de ação, faça autocríticas e encante as pessoas pela qualidade do seu serviço.
A concorrência vai ‘hackear’ suas estratégias? Muito possivelmente, sim! Mas entenda que o marketing para e-commerce está em constante mudança, então você também precisará rever suas ações frequentemente. Faz parte da vida empreendedora! 😉
Cada caso é único e exige uma combinação de estudo e ousadia. Leia livros, acompanhe as notícias de portais especializados, como E-commerce Brasil, assista filmes e séries, escute podcasts A inspiração pode estar em qualquer lugar. Quais suas dicas de filmes de empreendedorismo para vendas online? Conte nos comentários!