Facebook marketplace ou F-commerce é a opção que permite a você ter a sua própria loja virtual dentro do Facebook. E se você quer saber como vender no Facebook, expandindo seu relacionamento com o público e aumentando suas vendas, continue lendo esse post!
O que você pensa quando falamos de Social Commerce? Ele é o comércio realizado pelas redes sociais e envolve o relacionamento entre as pessoas.
De acordo com relatório Global Digital Statshot 2019, cerca de 3,5 bilhões de pessoas cadastraram-se em alguma rede social, e aqui estamos falando de uma audiência extremamente diversificada, que vai de estudantes a CEOs.
Em 2019, a Social Media Trend informou que 96,2% dos brasileiros que utilizam a internet possuem um perfil cadastrado em alguma rede social.
O Facebook está dentre essas redes sociais. Criado em 2006, já chegou a ultrapassar o Google em tráfego semanais, só nos Estados Unidos.
Após adquirir o Instragam, em 2012, o potencial de vendas através da rede social aumentou ainda mais, pois tornou-se possível integrar o perfil da loja às duas redes sociais gerando assim, maior alcance e vendas.
Com uma presença esmagadora no dia a dia das pessoas, as redes sociais possibilitam uma troca de informações e influência consideráveis, levando em consideração que dentro das redes sociais, as pessoas definem seus principais interesses em empresas, marcas, produtos e serviços.
Hoje, maior parte das pessoas confia mais nas opiniões postadas na internet sobre determinado produto, do que em anúncios.
É o que chamamos de prova real: consumidores que compraram e tiveram uma boa experiência com o produto, oferecem uma boa avaliação e recomendam que demais pessoas adquiram o produto, pois não irão se arrepender.
Por isso, não temos como negar o impacto que essas plataformas têm e o papel delas como ferramenta de marketing nos dias atuais. Através das redes sociais, o publico encontra a possibilidade de criar um relacionamento mais próximo com marcas e empresas.
E o Facebook é uma plataforma extremamente receptiva com as empresas, oferecendo diversas facilidades, como:
Primeiro, deve-se entender que um anúncio bem sucedido no Fabebook deve ser visual, relevante, possuir valor e tem um call-to-action. Vamos explicar cada uma dessas características a seguir.
O Facebook é uma plataforma que possui um algoritmo mais favorável aos conteúdos visuais e é a forma que mais chama atenção dos seus potenciais clientes.
As imagens que você utiliza nos anúncios precisam ser visualmente atraentes e chamativas! As pessoas são impactadas a todo momento por anúncios e a primeiro coisa que chama a atenção do seu cérebro, são as imagens.
Ou seja, por mais que o texto seja muito bem elaborado, a imagem é a primeira fonte de contato com o público.
Relevância é fundamental para um anúncio de sucesso. E para ter relevância você deve entender o que o seu público busca, sobre o que ele pesquisa.
E não apenas isso, mas também deve facilitar para que o seu cliente encontre o anúncio do seu produto e consequentemente, a sua loja.
O Facebook oferece o serviço ideal para isso, o Facebook Ads para impulsionar seus anúncios principais e produtos com maior saída.
Dica: Não nade contra a maré, evite investir em anúncios pagos para dar vasão a produtos pouco procurados e com pouca reposição em estoque.
Esse é o momento em que você vai informar ao consumidor por quais motivos ele deve acessar o anúncio e conhecer mais sobre os seus produtos. Qual o diferencial deles?
Lembre-se que esse é um ambiente com uma grande concorrência, então não basta falar que o seu produto é o melhor.
O seu anúncio está quase perfeito. Ele possui uma imagem chamativa, valor agregado aos seus diferenciais, mas sem um call-to-action, o consumidor pode não saber o que fazer em seguida.
Ele vê o anúncio, se interessa, mas não tem link, não tem nada informando como ele pode adquirir o produto. Sem esta última etapa, todo o empenho que você teve para criar o anúncio vai por água abaixo.
O CTA é você direcionar o usuário a tomar a decisão certa para você, que é comprar o produto.
Encontrar um botão com "Compre aqui", "Conheça a loja" ou "Compartilhe" faz toda a diferença.
Neste momento, você deverá finalizar as demais configurações da sua página como, por exemplo, a moeda utilizada para realizarem a compra do seu produto.
Agora você deverá cadastrar os produtos na loja. Reserve um tempo para finalizar esta etapa e tome um cuidado especial com o título e descrição dos itens.
As coleções permitem destacar os produtos por categorias facilitando no momento em que o consumidor realiza uma pesquisa.
Para criar coleções você deve:
Como mencionamos mais acima, o Facebook oferece um serviço para te ajudar a atrair mais seguidores e compradores aumentando a visibilidade da suja loja através de anúncios pagos, ou como chamamos, Facebook Ads.
Dentro da plataforma, os anúncios são vistos apenas por 10% das pessoas que seguem ou curtem a sua página. Por isso, é importante considerar um investimento em Ads.
Através dele, você ainda tem a facilidade de poder utilizar ferramentas de segmentação (localização geográfica, gênero, idade, educação, etc) para definir com exatidão qual tipo de público que você quer que os seus anúncios atinjam.
Em estudo divulgado pelo Facebook, os anúncios com fotos alcançaram um desempenho na geração de tráfego único superior a outros formatos de anúncio.
Confira como trabalhar as imagens dos seus anúncios!
Lembre-se que os anúncios dos Facebook aparecem no feed juntamente com as publicações de familiares e amigos. Para criar anúncios que se destaquem no feed, invista em imagens de pessoas se beneficiando ao usar seu produto/serviço.
Imagens com pouco texto, tendem a alcançar maior impacto nas pessoas.
Tente focar a atenção das pessoas apenas em um único elemento. Se você quiser mostrar diversas usabilidades de um produto, como vários looks de roupas, considere a utilização de anúncios em carrossel ou vídeo.
Se você decidir divulgar diversos anúncios em uma única campanha, faça com que todas as imagens conversem entre vi, tenham um tema constante.
O Facebook, tem como padrão para as cores da plataforma o branco e o azul, portanto, é fácil utilizar um jogo de cores diferenciado para se destacar.
Preferencialmente que seja um banco de imagens pago, para utilizar nas suas campanhas. Evite transtornos como roubo de direitos autorais da imagem. Mas caso você não queira investir nisso, o próprio Facebook tem um banco de imagens próprio, em parceria com a Shutterstock, para anúncios. Basta dar uma conferida 😀
Confira abaixo, as recomendações de imagem para cada tipo de anúncio:
Imagens com link:
Foto 360 ou panorâmicas: o Facebook reconhece essas fotos procurando por metadados específicos para câmera, encontrados em fotos tiradas usando dispositivos compatíveis com imagens de 360.
Requisitos técnicos:
Atenção: recomenda-se deixar uma margem de segurança em todas as suas artes, pois os aparelhos diferem o tamanho das telas.
Todos os anúncios devem estar de acordo com a Política de Publicidade do Facebook.
Ou seja, para vender no Facebook não basta ter uma página na rede social, é necessário realizar um planejamento estratégico e diversos testes, como o teste A/B, por exemplo, para saber se as suas campanhas estão surtindo resultado.