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Envvias: a plataforma logística da Via Marketplace

Escrito por Pedro Henrique Krüger
4 de outubro de 2021
envvias frete grátis

Chegou o Envvias! Uma das maiores empresas de comércio varejista do Brasil, que possui sob o seu guarda-chuva as marcas Casas Bahia, Ponto e Extra, agora oferece essa solução logística com diversos benefícios para os vendedores. Na prática, os lojistas da Via Marketplace podem contar com fretes mais competitivos e melhores prazos para o cliente final.

Você sabe muito bem, vendedor, que o frete e o tempo de entrega representam uma vantagem competitiva enorme dentro do e-commerce. Os consumidores buscam por isso. Se não encontram, mudam de loja ou trocam de vendedor. O E-commerce Radar comprova: no Brasil, a taxa de abandono de carrinho é de 82%.

A Via Marketplace então surgiu com uma grande novidade: o Envvias, sua própria plataforma de soluções logísticas. Ou seja, os vendedores que estiverem presentes neste marketplace vão contar com diversos benefícios que culminam, lá na frente, nas vantagens competitivas mencionadas acima: frete mais barato e tempo de entrega mais curto. 

Portanto, neste conteúdo saiba mais sobre o Envvias e suas características:

  • Via Varejo
  • O que é Envvias?
  • Quais são os benefícios para os lojistas?
  • As modalidades de postagem e coleta do Envvias
  • Emissão de etiqueta
  • Prazos de entrega e tracking (e muito mais)

Você conhece a Via Marketplace?

Se você vende nas Casas Bahia, Ponto ou Extra.com, conhece bem a Via Marketplace (antiga Via Varejo). É, sem dúvidas, uma das soluções de e-commerce mais importantes para quem deseja vender na internet. Mensalmente, a Via recebe mais de 280 milhões de visitas, mais de 150 milhões de buscas e possui 15 milhões de usuários ativos no app.

Os números revelam a força desse marketplace, que agora também oferece uma plataforma de soluções logísticas: o Envvias.

O que é Envvias?

O Envvias é a nova plataforma de soluções logísticas da Via. Com essa ferramenta, os lojistas presentes no marketplace vão ser auxiliados na operação e na gestão das entregas, oferecendo um frete mais competitivo e melhores prazos para o cliente final.

Com essa plataforma, os lojistas terão duas modalidades de envio: Postagem e Coleta. Além disso, o Envvias garante uma série de benefícios e diferenciais para quem vende ou deseja vender no marketplace.

  • Frete mais barato e rápido;
  • Produtos exibidos como “entregue por” Casas Bahia, Ponto ou Extra.com;
  • Gestão de transportes (acompanhamento e rastreamento de pedidos);
  • Garantia de ressarcimento (em caso de roubos, extravios e avarias);
  • Não há custo adicional;
  • Mais tempo para o lojista focar nas vendas.

Abaixo, entenda como funciona o Envvias.

As modalidades de envio do Envvias

Como você viu, são duas modalidades: Postagem e Coleta. Em ambas, o lojista não precisa atentar-se ao tracking do pedido, que agora é automatizado. Além disso, a adesão aos serviços é gratuita.

Modalidade Postagem

Os lojistas podem utilizar as tabelas de frete da Via Marketplace para realizar as entregas.

Critérios de elegibilidade da modalidade Postagem

Para a postagem são seguidos os mesmos critérios e parâmetros do envio de produtos através dos Correios.

Preço: NF com valor total de até R$ 10.000;

Dimensões: comprimento (C), largura (L) e altura (A) até 100 cm; e a soma das dimensões C+L+A até 200 cm;

Peso: produto até 30 kg (dimensões e peso do produto já embalado).

Envvias modalidade postagem
Imagem fornecida pela Via

Modalidade Coleta

Os pedidos são coletados na própria loja. As entregas serão realizadas por meio da malha logística da Via.

Critérios de elegibilidade da modalidade Coleta

Para a coleta é necessário verificar se o seu sortimento e a localização da sua loja são atendidos pelo Envvias Coleta. Além disso, alguns produtos não são transportados por meio da malha logística da Via, como dinheiro, joias, inflamáveis, materiais que necessitem de refrigeração, entre outros.

Envvias modalidade coleta
Imagem fornecida pela Via

Tabela de contingência

Caso os seus produtos estejam fora dos critérios estabelecidos pelos serviços do Envvias em relação ao peso, o frete será calculado a partir da tabela de contingência. Para cadastrar, acesse o Suporte ao Lojista: Portal do lojista > Suporte > Tipo: Frete > Assunto: Cadastrar Tabela de Contingência.

Critérios de embalagem

Como é de praxe, a embalagem deve garantir a integridade do produto. Por isso, o ideal é que você utilize embalagens resistentes. Por isso, a transportadora pode não aceitar produtos embalados em sacos de lixo ou transparentes, papel pardo e semelhantes. Em relação a produtos frágeis (como vidros e cerâmicas, por exemplo), a Via não se responsabiliza pelo transporte.

Os prazos de entrega pelo Envvias

Para calcular o prazo final de entrega, você deve somar o prazo de preparo do pedido + o prazo de transporte. Se o lojista vende itens que não estão armazenados em seu estoque (Cross-Docking), o tempo de entrega do produto deverá ser acrescido ao prazo final.

Preparo do pedido

É o tempo referente ao preparo do pedido, o que inclui emitir nota fiscal, separar, embalar, emitir a etiqueta de postagem ou coleta e entregar no ponto de postagem ou aguardar a coleta. 

O prazo padrão para postagem será de dois dias úteis após a aprovação do pedido.

Prazo de transporte

É o tempo que a transportadora necessita após a postagem ou a coleta do produto até a entrega para o cliente final.

Para o lojista, o que muda com o Envvias?

Em relação ao repasse, a comissão será cobrada apenas sobre o valor do produto. Já o valor referente ao frete, que é pago pelo cliente final, é retido pela Via para custear a operação de entrega. 

O Envvias é responsável pelo custo de frete. A utilização da etiqueta do Envvias é obrigatória! Se você utilizar a etiqueta própria para postagem, além de não conseguir realizar o tracking,o Envvias não reembolsará o valor do frete.

Abaixo, veja uma comparação sobre como era sem Envvias e, agora, com Envvias.

Repasses (sem Envvias)

Valor produto:R$ 200

Valor frete: R$ 10

Valor total: R$ 210

Comissão (10%) = (Valor Produto + Frete) x 10%: R$ 21

Repasse Lojista = Valor Total – Comissão:  R$ 189

Saldo da sua venda (Repasse – Frete): R$ 179

  • Comissão sobre Valor Produto + Frete
  • Lojista responsável pelo custo do frete

Repasses (com Envvias)

Valor produto:R$ 200

Valor frete: R$ 10

Valor total: R$ 210

Comissão (10%) = Valor Produto x 10%: R$ 20

Repasse Lojista = Valor Total - Frete – Comissão: R$ 180

Saldo da sua venda (Repasse): R$ 180

  • Comissão sobre Valor Produto
  • Envvias responsável pelo custo de frete

Cancelamento de pedido, ressarcimentos e reenvios

Se o pedido estiver com a transportadora e o cliente solicitar o cancelamento, o valor do frete será retido pela Via - sem qualquer reembolso ao lojista. 

Em caso de análise e reconhecimento de roubo, extravio e avarias durante o transporte do pedido, será realizado o ressarcimento do valor do produto ao lojista.

Reenvio, troca e reversa. A reversa será de responsabilidade do lojista. O fluxo atual que o lojista realiza em sua operação deve ser mantido. 

O cadastro de produtos para o Envvias

Quem vende há mais tempo em marketplace sabe que um bom cadastro (incluindo os anúncios) é fundamental para obter sucesso nas vendas. Em relação ao Envvias, é preciso ter cuidado para cadastrar as dimensões e peso do produto.

Afinal, caso ocorra erro nesse processo, será a maior dimensão/peso entre a que foi cadastrada pelo lojista e a aferida pela transportadora. Os valores extras, cobrados pela transportadora devido ao erro de cadastro, deverão ser ressarcidos pelo lojista à Via.

Além disso, os Correios ou qualquer transportadora têm o direito de recusar o produto caso ele exceda as dimensões máximas estabelecidas. Nesse caso, o lojista será responsável por efetuar a entrega ao cliente final.

O hub de integração Ideris é parceiro da Via Marketplace

Você ainda não vende na Via e quer aproveitar os benefícios do Envvias? Se você é cliente Ideris já sabe que o nosso hub é um parceiro oficial. O quê? Você não é um ideriano? Não se preocupe! Além de você ter a possibilidade de testar gratuitamente a nossa solução durante sete dias, a Central de Oportunidade Ideris tem uma campanha ativa com a Via.

Com a Ideris, lojistas que não vendem na Via contam com uma condição especial: 0% de comissão nos primeiros 3 meses (limitada ao valor mensal de até R$ 50 mil). Clique aqui e inscreva-se. A data-limite é até 31 de dezembro de 2021.

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