A Black Friday é uma realidade no calendário comercial brasileiro – e a Cyber Monday está seguindo o mesmo caminho de sucesso. Ainda não tem certeza sobre a importância da data para comprar ou vender pela internet? Neste conteúdo, a gente conta tudo o que você precisa saber sobre a segunda da tecnologia. Descubra como se preparar para aproveitar as melhores oportunidades!
Em 2023, a Cyber Monday será no dia 27 de novembro, na segunda-feira posterior à Black Friday.
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Nos Estados Unidos, celebra-se o Dia de Ação de Graças na última quinta-feira de novembro, seguida pela Black Friday. A data ficou conhecida por descontos e promoções atraentes, chamando a atenção de diversos outros países.
Como você já deve saber, a Black Friday é sucesso absoluto no Brasil – especialmente no varejo online. Mas então temos a Cyber Monday (“segunda-feira cibernética”), que surgiu em 2005, também nos EUA, para promover vendas no e-commerce. A ação ocorre na segunda-feira após a Black Friday, por isso uma data tem forte relação com a outra. Em 2023, será no dia 27 de novembro.
A proposta inicial da data era alavancar ofertas de eletrônicos (smartphones, notebooks, acessórios e outros), mas com o passar dos anos começou a abranger categorias como brinquedos e moda – digamos que é mais uma oportunidade para quem perdeu as ofertas da Black Friday. Mesmo com novos segmentos, a Cyber Monday ainda tem um apelo comercial muito forte voltado para itens de tecnologia.
A segunda-feira cibernética está cada vez maior! Os números comprovam essa evolução. Conforme a análise da Neotrust, as vendas da Cyber Monday 2021 fizeram o e-commerce faturar R$ 827,4 milhões - ou seja, 17,7% maior do que o alcançado em 2020. O volume total de pedidos bateu 1,62 milhão, 6,9% maior do que o ano anterior, com aumento de 10,1% no ticket médio (R$ 509,53).
Os números confirmam também que o interesse pela Cyber Monday acompanha o passar do tempo. Em 2020, conforme a Neotrust/Compre&Confie, a data registrou R$ 702,7 milhões de vendas, um aumento de 41,8% em relação ao ano de 2019, com 1,5 milhão de compras - 37,6% maior do que o registrado em 2019. O ticket médio foi 3% maior, alcançando R$ 462,13.
Em 2022, a data teve queda de 12% no faturamento bruto, conforme a pesquisa da NielsenIQ|Ebit em parceria com a Bex Pays. Porém, uma das explicações está na distribuição das promoções por todo o mês de novembro, especialmente por conta da Copa do Mundo de Futebol no Catar.
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Assim como na Black Friday, a Cyber Monday tem uma chuva de ofertas. Por isso, o ideal é se preparar com certa antecedência e evitar cair em maus negócios. Abaixo, destacamos 3 dicas para comprar na Cyber Monday sem erro:
Antes mesmo da Black Friday, faça uma lista com os itens que precisa comprar e comece a monitorar os preços em diferentes lojas virtuais e marketplaces. Vale a pena ficar de olho em canais como Amazon, Americanas.com, Submarino, e Magalu, que são marketplaces bastante conhecidos no segmento de tecnologia.
A Cyber Monday reúne ofertas realmente atraentes, mas também existem algumas furadas. Desconfie de descontos gigantes, muito diferentes da média do mercado. Lembre-se de conferir a reputação da loja no marketplace e no Reclame Aqui.
Para evitar transtornos em relação à troca e devolução, consulte a política da loja sobre esse assunto durante a Cyber Monday.
Se você chegou a este tópico, provavelmente está em busca de dicas para vender na Cyber Monday, certo? Então confira sugestões que podem fazer toda a diferença no bom desempenho da sua operação!
Por que você quer participar? Deseja ganhar popularidade ou liquidar produtos parados no estoque? As duas opções? É importante que você defina seu objetivo e trace estratégias eficientes para alcançá-lo.
Se você está atuando há pouco tempo no marketplace X e precisa de mais vendas e avaliações para melhorar a reputação, ou ainda deseja fazer uma queima de estoque, participar da Cyber Monday pode ser o empurrãozinho que falta. Identifique os itens que podem receber maiores descontos e abra mão de uma porcentagem um pouco maior do lucro.
O marketing digital tem muitas possibilidades para atrair pessoas e converter acessos em vendas. Você pode investir em anúncios nas redes sociais, vender pelo Instagram, criar parcerias com influenciadores, fazer campanhas no Google, enviar SMS, disparar e-mail marketing e investir em Ads para marketplaces. O segredo é escolher as ações mais eficientes para o seu objetivo e começar com antecedência, avisando sua base de clientes para ficar atenta à data.
Você definiu o objetivo, selecionou ofertas atraentes e investiu em marketing. Se tudo der certo, o fluxo de vendas vai bombar – mas sua loja está preparada para atender picos de pedidos e chamados?
Aproveite o período de Black Friday e Cyber Monday para reforçar o back office. O primeiro passo é revisar todo seu estoque (itens que precisam ser repostos ou liquidados e mercadorias com avaria). Depois, analise a capacidade para atender ao dobro, triplo ou até mesmo quíntuplo de pedidos por dia. Sua equipe dá conta? Se há o risco de sobrecarregar as pessoas, contrate funcionários temporários.
Também é importante rever as margens de lucro para não sair no prejuízo. Com antecedência, tente negociar preços e prazos com seus fornecedores e prestadores de serviços (empresas de logística, entre outros).
Você vende em mais de uma plataforma? Então providencie um bom hub de integração para marketplace. Alguns sellers cometem o erro de gerenciar sua operação multicanal de modo manual. Com o hub você controla estoque, expedição, emissão de documentos fiscais, API de frete, anúncios em marketplaces e outras funcionalidades em uma única tela. Tudo integrado para você poupar tempo e ganhar precisão.
A Ideris é um exemplo de integrador de marketplace no qual você pode confiar. Experimente!
Que tal reservar um tempinho para estudar o desempenho da Cyber Monday em anos anteriores? O portal E-commerce Brasil, por exemplo, é uma ótima fonte de informação, pois reúne notícias, relatórios e artigos bastante relevantes sobre o varejo online.
Além de consultar dados sobre Black Friday e Cyber Monday no Brasil, avalie sua própria operação! Como têm sido suas vendas online? Onde pode melhorar? O que está dando certo? O quanto consegue investir em inovação? Estude sua empresa!
Os marketplaces criam suas próprias campanhas para datas comemorativas – e na Cyber Monday não é diferente. Sellers que aderem a essas ações temáticas surfam no marketing e na credibilidade da plataforma e têm maior probabilidade de ganhar visibilidade. Portanto, participe das campanhas.
Quando a Cyber Monday terminar, faça relatórios e estude seu desempenho. Aprender com a própria experiência tem um valor inestimável, afinal, é possível entender a relevância da data e adequá-la à realidade do SEU negócio.
Baseado no que apresentamos anteriormente, a resposta é: sim, vale a pena participar da Cyber Monday! Para que a experiência seja realmente positiva, programe-se com antecedência e seja estratégico. Dicas simples como estudar o mercado e investir em um hub de integração trazem vantagens não apenas durante as datas comerciais, mas durante todo o ano.
Quanto mais você conhece o e-commerce e otimiza sua operação, mais chances tem de escalonar vendas, ganhar popularidade e fidelizar clientes. Participar da Cyber Monday vale a pena, mas você precisa trabalhar para que ela seja sinônimo de sucesso e não de frustração.
Conteúdo atualizado em julho de 2023. Com informações escritas originalmente por Augusto Vasconcelos.