O Instagram Shopping ainda é uma novidade para quem vende produtos através do aplicativo. E ele traz vantagens para quem está focado em aumentar e facilitar suas vendas, além de oferecer maior visibilidade para a sua loja virtual. Quer saber como vender mais pelo Instagram? É só seguir com a gente neste conteúdo!
"Na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê", de qualquer lugar, você pode gerenciar suas vendas feitas através do aplicativo.
Não temos como ignorar a potência que o Instagram se tornou. Começou como um canal de compartilhamento de fotos e hoje, revoluciona as vendas online.
O Instagram já ultrapassa mais de 1 bilhão de usuários. E você já deve saber que este é o tipo de informação que faz os olhos de empresas e novos empreendedores brilharem.
Ele possui acessos constantes e diários, mesclando, dentro do feed, conteúdos de amigos, família, entretenimento, curiosidade e, disputando atenção com todas essas informações, o seu produto.
Segundo números divulgados no site neilpatel.com, existem hoje, mais de 1 bilhão de contas sendo ativas todos os meses no mundo todo e destas contas, cerca de 80% seguem, ao menos, uma marca dentro da plataforma.
Agora que você já tem noção do público, você quer saber qual o nível engajamento que o Instagram alcançou em 2019? De acordo com dados blog Mention, ano passado, a plataforma foi a 5 mídia social mais popular e acessada do mundo! Ficando atrás dos "campeões de audiência" Facebook, Youtube, Whatsapp e Facebook Messenger.
Ou seja, o seu público está aí! Mas para gerar um bom engajamento, você precisa ser extremamente focado em manter uma presença constante e oferecer conteúdos relevantes para os seus seguidores. Veja qual a reação das pessoas ao verem um anúncio no Instagram:
Essa é a forma mais básica para que você consiga se aproximar ainda mais dos seus clientes, pois só o fato dos seus produtos aparecerem no feed diário assim que o cliente acessa o aplicativo, já permite que ele curta suas postagens e compartilhe o seu conteúdo ou anúncio diretamente para um amigo.
De acordo com Business Instagram, 60% das pessoas dizem que descobrem novos produtos no aplicativo. Mais de 200 "instagrammers" acessam um perfil comercial por dia. Assim como tivemos um aumento de 80% no tempo gasto em vídeos e 1/3 das histórias mais visualizadas, são de empresas.
Se empolgou, certo? Mas, antes de criar uma conta empresarial, assim como em qualquer outra plataforma de venda online, é necessário definir como você quer que a sua empresa seja vista, qual a finalidade, conceito, qual perfil de cliente você quer atingir.
Na página do Facebook for Business, temos a informação de que as empresas que utilizam o Instagram para venda, são vistas como criativas, populares, divertidas, comprometidas com a construção da comunidade e informativas. Veja os números:
O sucesso de uma empresa, seja nas mídias sociais ou num âmbito mais geral de lojas físicas, franquias, etc, depende, antes de tudo, do seu branding muito bem planejado. Dessa forma, a marca conseguirá destacar-se não só pelo que vende, mas pela sua imagem e conceitos associados a ela e ao produto.
Entenda que divulgar e vender nas redes sociais vai além de uma exposição, propriamente dita. É fazer com o que o público se identifique com a sua marca. E aqui nós estamos falando de "vestir" o conceito dela, pois marcas também podem representar um ideal, uma maneira de viver e de ser visto.
Tudo depende dos princípios atrelados a ela, que incluem visão, missão e valores.
Agora você já se debruçou no planejamento do que você quer vender, do público que você quer atingir e em como você deve se posicionar para atingir estes objetivos, vamos começar a vender no Instagram? 😀
O aplicativo já é consolidado como uma febre entre os usuários e, por isso, também virou um dos maiores e melhores canais de venda.
O Instagram Shopping, que já fazia sucesso nos EUA, foi lançado no Brasil em 2018. Ele possibilita que você, vendedor, possa marcar seus produtos nas suas próprias publicações, tornando o processo de venda muito mais rápido.
E é simples, depois de cadastrar seus produtos, é só marcar ele no post e realizar a venda direto no feed ou stories.
É bem semelhante ao que acontece quando você marca um amigo em uma publicação, só que, no caso do produto, ao invés de aparecer o nome do amigo, aparece uma etiqueta sobre a imagem com detalhes de preço e link para pagamento, por exemplo. Dessa forma, os clientes poderão finalizar a compra diretamente com você, seja por mensagem ou sendo direcionados para a sua loja virtual.
Se você quer ter acesso às métricas de desempenho do perfil da sua loja virtual, como quantidade de acessos, visualizações, cliques e publicações promocionais. Siga o passo a passo abaixo:
Cadastre seus produtos com informações relevantes, descrevendo seus principais atributos e diferenciais. Na imagem do produto, você pode ainda, adicionar textos, filtros ou legendas assim como nas publicações padrão do app. Após finalizar o cadastro dos produtos, aguarde a aprovação da plataforma.
Importante: seus produtos precisam estar em conformidade com as políticas estabelecidas pelo Instagram Shopping e antes de aceitar os termos de uso da plataforma, seus produtos também precisa estar conectados a um catálogo dentro do Facebook Business Manager.
Se você cumprir todos os requisitos, é só aguardar a aprovação da plataforma (que pode levar alguns dias) para começar a vender!
Como falamos, você precisará cadastrar seus produtos na sua conta Business do Facebook antes de começar a vender pelo Instagram, mas esta etapa é bem simples, confira:
Primeiro, vá nas "Configurações" da sua fanpage e selecione a opção "Modelos e Guias". Ao final da página, você deverá clicar em "Adicionar Guias" e logo após em "Loja". Pronto, você acabou de ativar a sua loja.
Agora, volte para a página inicial da fanpage e, no menu da esquerda, clique na aba "Loja". Agora você deverá leia e aceitar os Termos e Políticas do vendedor. Agora basta escolher qual configuração melhor se adéqua ao seu negócio e adicione os seus primeiros produtos!
Atenção: já ouviu a máxima "tudo que é demais enjoa", certo? O mesmo vale aqui. Priorize posts mais relevantes. Evite acumular e subir stories muito longos.
Todas essas dicas ajudam você a conseguir as famosas curtidas! Mais curtidas, maior relevância e visibilidade 😀
Boas vendas e até a próxima!