Muitas pessoas têm se perguntado como começar a vender no E-commerce. Afinal, não é novidade para ninguém que o setor apresentou crescimento disparado nos últimos meses...
Para você ter uma ideia, segundo o relatório Webshoppers 44, realizado pela Ebit | Nielsen em parceria com o Bexs, o E-commerce atingiu patamar histórico no 1º semestre deste ano. Houve um faturamento de R$ 53,4 bilhões, o que representa uma alta de 31% em comparação ao mesmo período de 2020.
Por isso, tanto comerciantes que já possuem negócio físico quanto pessoas que nunca empreenderam antes, têm demonstrado interesse em investir no E-commerce...
Se você é uma dessas pessoas e deseja aprender de uma vez como vender no E-commerce, continue a leitura do artigo!
O primeiro passo para aprender como vender no E-commerce é conhecer o setor de E-commerce de forma ampla.
Para isso, busque informações a respeito de como funcionam as vendas online, faça treinamentos e cursos e, se possível, converse com pessoas que atuam no ramo.
Além disso, conheça estratégias, analise sua concorrência e encontre fornecedores para o seu negócio.
Lembre-se, ainda, de ficar atento às principais notícias sobre E-commerce e varejo em geral. Afinal, quanto mais informações você tiver para começar, melhor. Tenha em mente que você terá um negócio e não apenas um site para expor produtos à venda.
Esse é um dos passos mais importantes para quem deseja vender online: ter uma boa ideia de negócio para começar a vender no E-commerce...
Muitas vezes são tantas as opções de produtos que o empreendedor não sabe muito bem qual escolher.
Por isso, pesquise sobre o melhor produto a ser vendido no seu negócio. Assim como para que tipo de público esse produto é útil e quais são as necessidades que ele atende...
Para chegar a uma decisão final com mais clareza, faça testes e calcule quais serão os gastos e também os lucros almejados.
É importante a qualquer empresário que deseja aprender como vender no E-commerce conhecer e analisar o comportamento do seu público, assim como ter uma persona bem definida.
Logo, você precisa reconhecer o perfil e os interesses dos seus consumidores. A partir disso, é possível saber o que publicar nas redes sociais da sua loja e o que fazer em suas estratégias de vendas, por exemplo.
Por meio dos canais de venda, um cliente conhece mais sobre a sua marca e os produtos oferecidos...
Logo, para aprender sobre como vender no E-commerce, tenha em mente que existem diversas plataformas para anunciar o seu produto e você não precisa estar presente só em uma…
Um bom exemplo são as redes sociais, como Instagram e Facebook, que fazem parte da vida de muitas pessoas em todo mundo.
Para você ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Digital da We Are Social, o Brasil foi apontado como o 2° país que mais passa tempo nas redes sociais, com o uso médio diário de 3h43min por cada internauta.
Além disso, os marketplaces também podem ser uma boa opção a ser analisada por quem está começando no E-commerce…
Afinal, essas plataformas não necessitam de um alto investimento inicial, possuem forte audiência e também cuidam da logística de entrega para você.
Entretanto, não descarte a possibilidade de também criar um site próprio para sua marca. Você pode integrá-lo às redes sociais e marketplaces, gerando maior tráfego para o seu negócio.
Pensar na questão logística e na gestão de estoque são passos importantes para quem deseja aprender como vender no E-commerce. Aliás, é imprescindível que o lojista decida como será realizado o envio de pedidos, além de ter um bom controle de estoque...
Quando o assunto é logística, é comum que empreendedores de E-commerce iniciantes optem por realizar entregas via Correios ou por meio de transportadoras, que podem, por muitas vezes, proporcionar uma maior eficiência...
Porém, nesta segunda opção, deve ser avaliado se o tipo de contrato compensa para o volume de vendas realizado.
Por outro lado, a gestão de estoque e armazenagem é o que vai garantir a excelência no planejamento e controle de todos os recursos e mercadorias da sua empresa.
Logo, essa gestão precisa ser levada a sério. Afinal, um estoque desatualizado e desorganizado pode comprometer os resultados das vendas do seu negócio.
Usar estratégias de marketing digital é indispensável para qualquer E-commerce. Afinal, essas estratégias são importantes para atrair maior atenção dos consumidores, assim como fidelizá-los ao seu negócio.
Na prática, um bom uso dessas estratégias vai te ajudar a ganhar destaque na concorrência, alcançar mais engajamento e maiores serão as chances de sucesso e fortalecimento da marca...
Diante disso, algumas das principais estratégias de marketing digital são:
Considere fortemente utilizar essas estratégias na hora de saber como vender no E-commerce, certo?
Seguindo de maneira correta as dicas apresentadas neste artigo sobre como vender no E-commerce, você conseguirá aproximar muitos clientes à sua loja virtual.
Entretanto, não basta apenas atrair compradores para o seu negócio. Também é necessário mantê-los ativos!
Logo, mantenha contato com o cliente até mesmo no pós-venda. Para isso, mostre a ele que valeu a pena o investimento feito na sua loja virtual e quão grato você está por tê-lo como comprador...
Além disso, crie conexões com seu público, peça feedbacks quanto ao atendimento, produto ou serviço prestado.
As vendas online apresentam crescimento há alguns anos, mas foi durante a pandemia que o E-commerce bateu recorde de vendas...
Ainda segundo o relatório Webshoppers 44, a expectativa de avanço do E-commerce para 2021 é de até 26%, podendo atingir um faturamento de R$ 110 bilhões.
Logo, diante de todo esse progresso e da mudança de hábitos dos consumidores, vender no E-commerce é a estratégia perfeita para lucrar alto nos negócios atualmente...
Principalmente por que para começar a vender no E-commerce, não é necessário um alto investimento inicial. Afinal, no começo o estoque não precisa ser abundante, por exemplo.
Outras vantagens de vender no E-commerce são:
Sendo assim, entenda que através de um E-commerce, os consumidores têm a possibilidade de realizar compras a qualquer momento e de qualquer lugar, sem que seja necessário deslocamento. Ou seja, uma excelente opção de negócio, não é mesmo?
Autoria: Redação Ecommerce de Sucesso