Vender no AliExpress é possível para os empreendedores brasileiros desde julho de 2021, depois de muita espera a empresa chinesa abriu as portas do marketplace para os vendedores no Brasil.
O AliExpress foi fundado em 2020 e pertence ao grupo Alibaba Group Holding Ltd tem um valor de mercado de US$ 460 bilhões, segundo dados da InfoMoney. O marketplace internacional busca facilitar negócios em qualquer lugar do mundo, viabilizando as vendas de pequenas e médias empresas.
Há muitos anos o site chinês ganhou o público brasileiro, mas desde 2021 investe pesado em propaganda tanto na internet como em horário nobre na Rede Globo - a maior emissora de televisão aberta do país.
O marketplace também distribui milhares de cupons aos consumidores, tem uma função de gamificação para entreter os clientes e gerar mais descontos, além de funcionalidades de um grande marketplace como: espaço para promover anúncios; incentivo ao frete grátis e com prazo de entrega curto; campanhas em datas específicas do varejo online para alavancar as vendas; atendimento de suporte 24h com especialistas, entre outras atrações que tornam a venda no AliExpress vantajosa para muitos lojistas; principalmente os pequenos e médios empreendedores que trabalham com produtos de ticket médio baixo.
Para agilizar o fluxo de caixa dos sellers, o AliExpress tem um repasse de valores com prazo rápido de 7 dias após a entrega do pedido ao cliente.
Para vender no AliExpress Brasil é obrigatório ter uma empresa com CNPJ ativo no Brasil e seguir as normas da plataforma que são:
Essas e outras normas podem ser conferidas no Contrato de Regras de Adesão e Operação do Vendedor do AliExpress do Brasil.
Não é necessário pagar para começar a vender no AliExpress ou pagar mensalidade, mas é preciso pagar uma taxa de comissão a cada venda. As taxas variam de 5% a 10% de acordo com cada categoria de produtos.
Categoria | Taxa de comissão | |
Eletrodomésticos | 5% | |
Telefones & Telecomunicações em geral | 5% | |
Móveis | 5% | |
Computador & Escritório | 5% | |
Segurança e proteção | 5% | |
Materiais escolares e para escritório | 8% | |
Beleza & Saúde | 8% | |
Ferramentas | 8% | |
Vestuário | 8% | |
Esportes e Entretenimento | 8% | |
Vestuário Feminino | 8% | |
Casamentos & Eventos | 8% | |
Roupas íntimas | 8% | |
Vestuário e acessórios | 8% | |
Automóveis e Motocicletas | 8% | |
Sapatos | 8% | |
Componentes eletrônicos e suprimentos | 8% | |
Roupas masculinas | 8% | |
Alimentos | 8% | |
Eletrônicos de Consumo | 8% | |
Mãe e Filhos | 8% | |
Embalagem e Sacos | 8% | |
Luzes e Iluminação | 8% | |
Relógios | 8% | |
Brinquedos e Hobbies | 8% | |
Aperfeiçoamento em casa | 8% | |
Joias e Acessórios | 8% | |
Inovações e uso especial | 8% | |
Casa & Jardim | 8% | |
Extensões de cabelo e perucas | 10% |
O AliExpress permite vender os mais variados tipos de produtos legalizados no Brasil e que não sejam falsificados. Os itens mais comercializados na plataforma costumam ser de ticket médio baixo, produtos com valores altos ou de marcas renomadas ainda estão ganhando espaço no site.
Segundo balanço do AliExpress, em 2021 os produtos mais vendidos na plataforma para os brasileiros foram smartphones e fones bluetooth. O setor de saúde também se destacou com produtos como umidificadores de ar, garras de área e relógios inteligentes (os "smartwatch" que auxiliam a controlar atividades físicas).
Na área de beleza, o item mais comprado pelos consumidores na plataforma foram os cílios postiços que ficaram em sétimo lugar entre os produtos que mais contribuíram para o faturamento do AliExpress no Brasil.