O Mercado Livre é uma das maiores empresas de e-commerce do Brasil e da América Latina possui mais de 77 milhões de usuários, 10 milhões de visitas por mês, 6 mil buscas por segundo e 9 compras efetuadas a cada segundo. Não é pra menos que muitas pessoas se perguntam: Como vender no Mercado Livre? Para saber tudo que você precisa, confira o nosso artigo completo!
Ele é uma plataforma de marketplace, isso significa que ele funciona como um shopping virtual, em que diversos lojistas podem usar o site como uma vitrine para os seus produtos, aproveitando o alto número de usuários que acessam a plataforma no dia a dia.
Isso significa que o vendedor é responsável por manter um estoque de produtos, realizar o seu envio, produzir os anúncios, enquanto o Mercado Livre oferece diversas soluções para facilitar a vida do vendedor e garantir uma entrega de qualidade para o comprador.
Com mais de 20 anos de existência e uma forte presença de mercado, o seu foco é ajudar os sellers a vender cada vez mais. Ele é a porta de entrada para muitos empreendedores iniciarem sua jornada online – especialmente negócios de pequeno e médio porte.
Existem dois tipos de vendedores do Mercado Livre. Um é o tipo de vendedor mais casual, que gostaria de saber como vender no Mercado Livre algo usado ou avulso, e o outro é o vendedor que gostaria de usar o Mercado Livre como uma fonte de renda profissional.
Se você é do primeiro tipo, não precisará se preocupar muito com as exigências do Mercado Livre, mas se você é do segundo tipo, é muito importante cumprir à risca as orientações da plataforma pra garantir uma operação de vendas saudável.
Um dos pontos mais importantes que quem gostaria de vender no Meli precisa levar em consideração, é que ele é uma plataforma pensada tanto para vendedores quanto para compradores.
Isso significa que, embora vendedores sejam essências para o modelo de negócios do Mercado Livre, eles precisam seguir certas exigências para garantir que a experiência de compra do cliente seja garantida.
Confira tudo que o vendedor precisa estar ciente antes de se aventurar no Mercado Livre:
Esses são os principais pontos! Se você ainda está interessado, confira o passo a passo:
A primeira tarefa para começar a vender no Mercado Livre é criar um perfil na plataforma (caso você ainda não tenha um). Para isso, você precisa:
Se você desejar criar uma conta para a sua empresa, basta clicar no link superior direito. Você será redirecionado para outro formulário que irá pedir mais algumas informações.
O primeiro campo a ser preenchido é o Título do anúncio. Nele deverão constar: O nome, modelo e marca do produto, sendo possível também adicionar outros atributos.
É importante lembrar que o seu título deve incluir palavras-chave que sejam usadas em buscas dentro da plataforma. Para saber mais, acesse a página do Mercado Livre sobre como escrever um bom título.
Geralmente isso é feito de forma automática, porém, se o produto não for reconhecido, você precisará selecionar categorias e subcategorias manualmente.
– A cor.
– Fotos do seu produto (seguindo as regras do Mercado Livre).
– Quantidade desse produto que você tem disponível.
– Código universal (geralmente é o número presente no código de barras).
– A ficha técnica, informando todas as características específicas do seu produto.
– Preço
O tipo de exposição do seu produto – Como explicamos anteriormente, você pode anunciar seus produtos no Mercado Livre de forma gratuita. Porém, se você deseja saber como vender no Mercado Livre de forma mais rápida, você pode pagar uma porcentagem da sua venda para o Mercado Livre, o que fará o seu produto chegar em mais compradores e ser vendido de forma mais rápida.
Nesse campo, você deve optar por um plano de vendas:
– Anúncio grátis
– Anúncio Clássico
– Anúncio Premium
Quanto maior o investimento, mais exposição o seu produto receberá e, teoricamente, mais rápido será vendido. Cada categoria e tipo de produto tem a sua própria porcentagem de venda que varia de 1% a 16%. Confira a tabela:
Categorias | Clássica | Premium |
---|---|---|
+ R$ 5 por unidade em produtos abaixo de R$ 79 | ||
Celulares e Smartphones | 10 % | 15 % |
Suplementos | 12 % | 17 % |
Tênis | 14 % | 19 % |
Luminárias de Teto, Solares e Arandelas | 12 % | 17 % |
Notebooks | 10 % | 15 % |
Tratamento para Cabelo | 12 % | 17 % |
Calças | 14 % | 19 % |
Fones e Headsets | 11 % | 16 % |
Camisolas e moletons | 14 % | 19 % |
Botas | 12 % | 17 % |
Bicicletas | 12 % | 17 % |
HDs e SSDs | 10 % | 15 % |
Roteadores | 10 % | 15 % |
Relógios de Pulso | 14 % | 19 % |
Smartwatches | 10 % | 15 % |
Computadores | 10 % | 15 % |
Impressoras | 10 % | 15 % |
Televisores | 10 % | 15 % |
Caixas de Som e Autofalantes | 10 % | 15 % |
Media Streaming | 10 % | 15 % |
O Mercado Envios é uma parte do Mercado Livre responsável por soluções de logística de frete. Esse sistema é um grande facilitador para o vendedor, já que quando ocorre uma venda, basta imprimir uma etiqueta de envio, anexá-la na caixa em que o produto será enviado e levá-la até um ponto de coleta.
Assim, o vendedor precisa somente cuidar da impressão da etiqueta e da chegada do produto até um ponto de coleta.
O vendedor também pode optar por uma forma de envio própria, adicionando posteriormente o custo da entrega. Porém nesse caso, o vendedor depende da confirmação do comprador para que o pagamento seja liberado.
Uma vez com o seu endereço, você precisa decidir se vai oferecer frete grátis ou não. Caso você opte por oferecer frete grátis, o valor do envio será retirado diretamente da sua venda. Se você optar em não oferecer o frete grátis, esse valor será cobrado do comprador.
Além disso, você também pode disponibilizar uma opção para retirada do produto em mãos.
A vantagem é que o vendedor conta com inúmeros métodos de pagamento para vender o seu produto.
Quando a venda for realizada, o valor será transferido para sua conta do Mercado Pago, porém, só será liberada para uso após o produto ser entregue para o comprador. Vale lembrar que compras parceladas pelo Mercado Pago serão pagas à vista para o vendedor.
A liberação do valor da sua venda varia conforme: a data em que o produto foi entregue para o comprador e o tipo de envio realizado:
– Se o frete não for realizado pelo Mercado Envios, o pagamento será recebido 11 dias após o vendedor confirmar a entrega do produto, ou logo após a confirmação de recebimento pelo comprador.
– Se o frete for realizado pelo Mercado Envios, o valor ficará disponível 2 dias após a entrega.
Você pode usar esse valor pra realizar compras dentro do Meli ou transferir para um banco de sua preferência (pagando uma taxa de R$ 3,00).
Para saber mais sobre pagamentos, acesse a página do Mercado Livre sobre Como receber cada método de pagamento.
É possível optar por não usar o Mercado Pago, deixando o pagamento por sua conta.
Além da ficha técnica do seu produto, o vendedor também pode adicionar qualquer outra informação do seu produto na descrição, incluindo fotos, vídeos e textos. Porém, é importante lembrar que existem proibições como:
– Links externos
– Imagens de outros produtos ou serviços
– Solicitação de informações de compradores potenciais
– Qualquer outra informação que não seja diretamente ligada ao produto
Para saber mais, confira a página do Mercado Livre sobre descrição de anúncio
É possível adicionar vídeos do Youtube no seu anúncio, contanto que eles estejam ligados diretamente ao produto anunciado. Para isso, basta adicionar o Link no campo descrito.
Ao clicar em anunciar produto, seu anúncio será veiculado! Você poderá monitorar todas as suas ações de venda ou compra diretamente do seu painel do Mercado Livre.
Lembra que lá no começo falamos da importância de cuidar da sua reputação no Mercado Livre? A Escala de reputação de um vendedor no Mercado Livre varia entre cinco cores da pior pra melhor: Vermelha, laranja, amarela, verde claro e verde escuro.
A meta de todo vendedor deve ser se manter no verde escuro, já que isso faz toda diferença para o seu ciclo de vendas e exige apenas um pouco de dedicação!
Para se manter verde: seus pedidos precisam ter no máximo 3% de reclamações, seu tempo de envio não pode ser mais de 24h em dias úteis em no máximo 15% das suas vendas e você só pode cancelar até 2% das suas vendas!
Para se manter no Amarelo: seus pedidos precisam ter no máximo 7% de reclamações, seu tempo de envio não pode ser mais de 24h em dias úteis em no máximo 20% das suas vendas e você só pode cancelar até 7% das suas vendas!
Para estar no Laranja: seus pedidos precisam ter no máximo 12% de reclamações, seu tempo de envio não pode ser mais de 24h em dias úteis em no máximo 30% das suas vendas e você só pode cancelar até 10% das suas vendas!
Lembrando que isso começa a ser contado à partir das suas 10 primeiras vendas e depois leva em conta um período de 60 dias. Ou seja, caso a sua reputação caia, você pode voltar a conquistá-la. Além disso, não serão consideradas
Os vendedores mais experientes do Mercado Livre contam com o selo MercadoLÍder como uma comprovação da sua excelência na plataforma.
Se tornar MercadoLíder é uma porta de entrada pra ser visto como um vendedor sério e dedicado pelo Meli, o que pode trazer inúmeros benefícios!
Para ganhar o primeiro selo, o vendedor precisa seguir algumas exigências:
Além disso, existem 3 medalhas diferentes, cada uma exige um valor de vendas e faturamento
Vale tanto a pena ser MercadoLíder, que alguns vendedores diminuem as suas margens de lucro para chegar antes nos patamares mais altos! vai de cada vendedor decidir a sua estratégia.
O Meli é uma empresa com mais de 20 anos de experiência no e-commerce, além de ser uma das empresas mais valiosas da America Latina. Por isso, ao longo do tempo, ele teve tempo pra investir em novas soluções que podem oferecer uma experiência de venda completa.
Já faz algum tempo que o marketplace deixou de ser apenas uma empresa de vendas pra se tornar também uma empresa financeira, de logística e de publicidade.
Confira algumas soluções que estão no guarda-chuva:
O Mercado Envios é o serviço de gestão de logística do Mercado Livre, ou seja, tudo que envolve a etapa de fazer o produto sair do estoque do vendedor e chegar até o consumidor final. E, como já explicamos anteriormente, ele é o sistema que emite a etiqueta de frete para o seu pedido nos Correios.
Mas os serviços do Mercado envios vão muito além disso. Existem outras modalidades de envios que podem ser realizadas. entre elas:
Um grande facilitador para envio de produtos, nessa modalidade o Mercado Livre busca os seus produtos para serem enviados na porta da sua operação de vendas. Além disso o Mercado Livre também oferece as caixas para embalagem do envio e, para produtos acima de R$79, o Mercado Livre cobre 50% do custo de frete do envio! Tudo isso é oferecido de forma gratuita!
Esse serviço disponível por enquanto apenas nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Para vendedores nessa área de cobertura e que possuem mais de 20 vendas diárias e emitem Nota Fiscal eletrônica.
Essa modalidade conhecida como Fulfillment funciona assim: O Mercado Livre possui um centro de distribuição, onde vendedores podem enviar os seus produtos para serem estocados e enviados diretamente de lá!
Então, é bem simples, tudo o que você precisará fazer após começar a usufruir do serviço é preparar muito bem os seus anúncios, separar os produtos que mais vendem e manter o estoque abastecido. Todo o resto (monitoramento dos envios, empacotamento, enviar ao consumidor em até 24h, responder às dúvidas) fica por conta do Mercado Livre.
Pode participar do Full quem seguir alguns requisitos:
Se você cumprir essas exigências, pode se candidatar e ser analisado pelo Mercado Livre para participar do Full.
Essa modalidade permite que você entregue produto no mesmo dia da compra! O Flex permite que sejam oferecidas e realizadas as entregas mais rápidas do Mercado Livre. Com ele, você tem a liberdade para escolher a melhor forma de fazer seus envios, seja por você, um entregador ou transportadora da sua confiança.
Essa velocidade conta como um grande diferencial para seus anúncios, já que eles irão constar com a etiqueta "Chegará hoje grátis", o que pode influenciar na conversão da compra. Essa modalidade por enquanto, está disponível apenas para vendedores que;
O Mercado Pago é o nome dado ao serviço de pagamento do Mercado Livre. É por meio dele que o vendedor irá receber o dinheiro das suas vendas no marketplace.
Além disso, é possível eles também disponibilizam uma máquina de cobranças pra vendas offline, um cartão digital e até para retirar empréstimos!
Se você precisa de uma máquina de cartão para compras presenciais, o Mercado Livre conta com uma família de 3 máquinas diferentes! São elas:
Todas as máquinas aceitam débito, crédito e pagamento com QR code. Já incluso na compra vem um cartão e conta gratuitos, além de 3 anos de garantia e frete grátis para o envio da máquina.
Pensando em formas para que você possa organizar todos os seus pagamentos e recebimentos e transações em um só lugar, o Mercado Pago disponibilizou o Cartão Digital.
Ele é um cartão pré-pago que funciona com o dinheiro da sua conta do Mercado Pago, das vendas que você realiza. Basicamente, ele funciona como um celular pré-pago, no qual você precisará manter sempre o saldo positivo, através de recargas, para poder movimentar seu dinheiro.
As recargas podem ser feitas através de boleto, via TED ou em lotéricas, basta ter em mãos o número do convênio PEC e o código identificador que consta no cartão. Simples assim
O Mercado Crédito é um serviço voltado tanto para pessoa física quanto para micro, pequenas e médias empresas. Entretanto, você não pode solicitar o crédito, ele é concedido a você.
Ele é disponibilizado conforme o seu volume de vendas no Mercado Pago ou Mercado Livre Marketplace, então quanto mais você vender no Mercado Livre, maior será o valor da proposta que você irá receber.
O Mercado Pago é quem lhe enviará por e-mail uma proposta elaborada de acordo com as suas vendas e você pode conseguir empréstimos de até 350 mil reais, parcelado em até 12x, 100% online e sem burocracia.
Para isso, você precisa atender aos seguintes requisitos:
Como vender no Mercado Livre de forma mais rápida? O Mercado Ads é a solução de publicidade do Mercado Livre que possibilita o aumento da visibilidade dos anúncios e melhora a performance das operações. Com ele, os produtos podem aparecer dentre os primeiros resultados de busca no marketplace, permite a criação de múltiplas campanhas com orçamento diferenciado para cada uma delas e acompanhamento de relatórios de métricas.
A publicidade do Mercado Livre funciona com o behavioral targeting, ou seja, através da análise do comportamento do consumidor. Hoje em dia esse tipo de pesquisa é fundamental para segmentar e escalonar suas vendas.
E o Mercado Livre conhece TODOS os seus clientes através do comportamento de pesquisa, estilo de vida baseada nas buscas feitas por cada comprador, produtos preferidos, idade, sexo, localização, etc.
Desta forma, é possível direcionar, de forma assertiva, todas as campanhas para o público correto, graças a base de dados de cada pessoa que se cadastra para realizar uma compra dentro do marketplace. Além disso, produtos com anúncios, podem oferecer um aumento de 20% nas vendas.
Com o Product Ads, você irá definir em quais anúncios gostaria de adicionar as campanhas e o marketplace fará todo o restante, definindo qual o melhor momento para mostrar o anúncio aumentando sua visibilidade e otimizando suas vendas. É você quem irá controlar quando ativar as campanhas.
Com este serviço do Mercado Livre você, vendedor, poderá definir um orçamento diário e pagar por cada clique feito no seu anúncio. O que garante total autonomia para alterar este orçamento de acordo com a sua preferência.
Você define um limite de cliques diários que vão sendo reduzidos do orçamento até zerar. A cobrança não irá ultrapassar o que máximo já estipulado para o dia.
Após chegar até o seu limite diário, seus anúncios patrocinados não serão mais exibidos, voltando à exibição contratada no dia seguinte, novamente, até atingir o limite do orçamento diário.
Os custos aparecem detalhados na seção de faturamento da sua conta no Mercado Livre e você acompanha os resultados na sessão “Administrador”, onde aparecerá quantas vezes os seus anúncios patrocinados foram visualizados, quantos cliques foram recebidos, quantas vendas foram realizadas e o investimento total acumulado. Além disso, você também pode realizar o pagamento através do seu cartão de crédito do Mercado Pago.
Para quem se pergunta como vender no Mercado Livre e ainda ter sua loja online própria, O Mercado shops é um ferramenta que permite exatamente issso! Você pode inclusive ter a sua própria URL sem o nome do Mercado Livre e ainda tem a possibilidade de customização de layout, tudo isso dentro do ecossistema do Mercado Livre!
Com essa solução o vendedor pode utilizar seus anúncios que já estão prontos no Mercado Livre e ainda aproveitar a facilidade de usar os serviços do Mercado Pago e do Mercado Envios.
Tudo isso facilita a vida do seller, já que ele pode gerenciar os anúncios do Mercado Livre e da sua loja virtual de forma centralizada, acompanhando resultados de venda em lugar.
Para vendedores que já tem um bom nível de experiência com o Mercado Livre e buscam aumentar a sua operação, um hub de integração pode ser uma ótima ideia!
Esse sistema basicamente agiliza uma operação de vendas online, integrando todas as soluções que um vendedor precisa incluindo marketplaces, plataformas de e-commerce, ERPs e sistemas de gerenciamento! Tudo isso permite que a loja tenha escalabilidade e segurança de faturamento.
A maioria das operações de venda online começa pequena, com o estoque em algum quarto improvisado ou em uma garagem. À medida que a operação começa a crescer, vem junto um grande gasto de energia para suprir essa demanda. No fim, fica cada vez mais difícil achar tempo para buscar novas formas de aumentar suas vendas, seja por novos canais ou por novas possibilidades de produtos.
O problema é que existe um limite que um e-commerce pode crescer sendo administrado somente pelo canal de vendas. Seja pela dificuldade em administrar anúncios, falta de um controle de estoque ou pela falta de automatização em geral. Além de todas essas questões, entra outro fator importante: os marketplaces.
Usar grandes marcas do e-commerce como uma vitrine para os seus produtos é a forma mais rápida e fácil de aumentar suas vendas online. Mas, à medida que você começa a investir nesses novos canais de venda, os seus problemas anteriores com estoque, anúncios e operação dobram de tamanho.
São nesses casos que é indicado o uso de um integrador. Esses sistemas são desenvolvidos pensando justamente em todos esses problemas. Eles facilitam a replicação de anúncios, fazem o controle do seu estoque e automatizam a sua operação, tudo isso de forma unificada entre todos os seus marketplaces.
O Ideris é um dos melhores hubs de integração para gerenciar a sua operação de vendas! Nossa integração conta com a possibilidade de multiplicar anúncios de forma massiva, gerenciamento multicontas, integração com Mercado Shops e Mercado Envios e muito mais!
E esse foi o nosso passo a passo sobre como vender no Mercado Livre!
Boas vendas!