Novos sellers do e-commerce provavelmente já se questionaram sobre como vender no Amazon Marketplace. Já é parceiro desse grande canal? Então acompanhe este conteúdo e saiba como vender mais no Amazon Marketplace. Afinal, você quer aproveitar ao máximo as oportunidades numa das lojas virtuais que mais crescem no Brasil, certo?
Se você é novo no varejo online ou já tem experiência, mas ainda não integra o time de sellers do Amazon Marketplace, saiba como começar a vender na plataforma:
Uma vez registrado como vendedor, você terá acesso a sua conta dentro do Seller Central. Pense nesse espaço como seu administrador de vendas na Amazon. Caso você opere com o integrador Ideris, poderá dar acesso ao hub dentro do Seller Central. Assim, faça os cadastros dos produtos, subida de estoque e atualização de preço em tempo real. Muita praticidade no seu dia a dia!
Aproveite para assistir aos vídeos educativos e explicativos no Seller University. Lá tem materiais com dicas, tendências e orientações que podem servir como insight para suas vendas no e-commerce.
A Amazon trabalha com o sistema de página de detalhes única – isso melhora a experiência de navegação e compra. Além disso, simplifica o processo de busca para o consumidor final (ele não precisa ficar comparando diversas ofertas de um mesmo item e calculando o frete).
Um mesmo produto pode ser vendido apenas por você ou por vários vendedores. Quando vários vendedores oferecem o mesmo item, o Amazon Marketplace combina as informações de todas as ofertas em uma única página de detalhes do produto. Ao criar as páginas de detalhes, pense em como pode ajudar os clientes a encontrarem suas mercadorias com mais facilidade. Também, a descobrirem as respostas para suas perguntas e tomar uma decisão de compra mais assertiva.
Melhore a experiência do cliente tornando suas listagens concisas, precisas e fáceis de entender. Para isso, insira em palavras-chave e características principais dos produtos para uma melhor experiência. Dica: para entender como os consumidores buscam produtos similares ao seu, acesse keywordtool.io/amazon e adicione as palavras-chave na sua página.
Agora, se você já possui uma conta como vendedor e quer saber como vender mais no Amazon Marketplace, existem outras dicas rápidas e importantes para otimizar sua performance. Veja quais são nos tópicos a seguir!
O primeiro passo é investir no conhecimento. Para isso, a Amazon disponibiliza o Seller University como um recurso grátis e online para você acompanhar conteúdos explicativos diversos, descobrindo “truques” que podem torna-lo um vendedor de sucesso.
Hoje em dia todo mundo sabe que o frete é um dos critérios mais importantes no comércio eletrônico. Tanto para os sellers efetuarem uma venda quanto para os consumidores se sentirem atraídos pela oferta. Além do preço, a qualidade do serviço de logística também é crucial, ou seja, a relação entre custo e benefício deve ser levada a sério quando o assunto é frete!
O Amazon Marketplace conta com uma ferramenta de automação para quem possui contrato com os Correios. Com ela, o vendedor garante que está trabalhando com os valores corretos de precificação. Permitindo, portanto, melhorar a competitividade e assertividade dos valores repassados ao consumidor final. Com certeza essa facilidade pode ajudá-lo a vender mais no Amazon Marketplace.
Esse serviço “organiza” o Brasil em 153 microrregiões e adapta o preço pela distância. Assim você consegue ser mais competitivo nas localidades mais próximas ao seu centro de distribuição.
Outro diferencial bacana do Amazon Marketplace é a Rede de Prestadores de Serviço. Funciona como uma vitrine de serviços especializados que podem ser interessantes às operações dos sellers. Gerenciamento de Conta, Fotografia de Produtos e Edição de Imagens são algumas das categorias que você pode consultar na Rede de Prestadores de Serviços. Aproveite para começar a ranquear seu portfólio na lista de produtos mais vendidos na Amazon.
Imagine uma ferramenta gratuita para automatizar os preços dos seus produtos/SKUs específicos. Com MARS (Precificação Automática) isso é possível no Amazon Marketplace.
Se você ainda não sabe o que é buybox a gente explica de modo bem resumido. Buybox é aquele produto que fica em destaque principal quando o usuário faz uma pesquisa no marketplace. Por exemplo: a pessoa pesquisa por “bicicleta esportiva” e aparece um item em destaque seguido de outras opções iguais ou semelhantes.
A mercadoria em destaque está no topo da buybox e tem chances muito maiores de ser adquirida. Ggeralmente é o anúncio com melhor desempenho, preço, opção de frete, reputação do seller, entre outros critérios.
No Amazon Marketplace vários vendedores podem oferecer o mesmo produto. Se mais de um vendedor elegível oferece um produto, eles podem competir para comprar a Buybox para esse item. Isso desde que ela possa ser enviada para o endereço de entrega do cliente.
Para fornecer a melhor experiência de compra possível aos clientes do Amazon Marketplace, os varejistas devem atender às exigências com base no desempenho. Vale consultar os materiais da própria Amazon e conferir os critérios da plataforma.
A ferramenta “Cupons” do Amazon marketplace ajuda o seller a cria promoções direcionadas e mais atraentes para seus clientes. Desse modo, estimulando a compra de produtos específicos. Esses tickets aparecem nos resultados de busca, na Buybox e nas páginas dos produtos e cupons.
Portanto, aumenta a relevância e visibilidade do seu canal de vendas – estratégia perfeita para vender mais no Amazon Marketplace.
Uma forma de aumentar suas vendas na Amazon é aproveitar as datas comemorativas e outros eventos promocionais realizados pelo marketplace, como o Prime Day. O Prime Day, inclusive, é uma das datas de maior faturamento na Amazon, ao lado da Black Friday e do Natal. Esses eventos atraem novos consumidores, apresentam grandes investimentos em anúncios e visibilidade e oferecem condições diferenciadas para os sellers, sendo uma excelente oportunidade para vender mais.
Curtiu esse conteúdo sobre como vender mais no Amazon Marketplace? Acompanhe outros textos no Blog do Ideris e turbine suas vendas nos principais canais do e-commerce brasileiro!