Todo mundo sabe que o Instagram é a rede social queridinha da maioria dos usuários, principalmente os jovens. Em 2018, a rede bateu 1 bilhão de usuários! E em 2020 já foi confirmado que mais de 500 milhões de pessoas acessam seus feeds diariamente.
Segundo dados da Nuvem Shop, oito em cada dez visitas de anúncios online e pelo menos uma em cada quatro vendas foram geradas por meio de redes sociais, sendo o Instagram o campeão de vendas com 59% das transações.
Acho que você já sabe que estar presente no Instagram é essencial para vender online, né? O problema é, como eu consigo seguidores para o meu perfil?
Para a maioria das pessoas, a meta para um perfil de instagram é sempre aumentar o número de seguidores, afinal, quanto mais pessoas vendo meus posts, maior a minha chance de vender, certo? Não exatamente.
Na verdade, outra métrica importante para o seu instagram é o engajamento de quem te segue. São os likes, comentários e compartilhamentos dos seus posts. Não adianta nada, por exemplo, ter 20.000 seguidores se os seus posts não tem comentários e likes!
Mas como eu vou conseguir engajamento se eu não tenho seguidores? Bom, essa é uma questão de quem veio primeiro, o ovo ou a galinha. Seguidores geram engajamento e engajamento gera seguidores e você deve aprender a balancear as duas coisas para ter sucesso no Instagram!
Taí um grande desafio! Conseguir seguidores pode ser algo muito complicado, principalmente se você está começando do zero. Mas existem diversas formas de fazer isso, tanto pagas quanto gratuitas, confira algumas dicas:
Se você tem qualquer canal de comunicação em que você pode divulgar o seu conteúdo, não deixe de usar!
Caso tenha uma loja virtual própria, inclua links para as suas redes sociais no seu site, e-mails e até como um folheto dentro dos pedidos dos seus clientes!
Hashtags podem ser uma ótima ideia para divulgar o seu trabalho! Hashtags funcionam porque são filtros de buscas para assuntos. Ou seja, cada vez que você coloca uma hashtag no seu post, você expõe o seu conteúdo para todas as pessoas que buscam ou seguem aquela hashtag.
Outra opção é, se você já tem uma quantidade boa de seguidores, tentar fazer parcerias com perfis de conteúdo similares. Entre em contato por DM com contas que tenham a mesma quantidade de seguidores que você e ofereça uma troca de postagens com marcação ou até mesmo uma live!
Lembre-se: se tratando de conteúdo, não existem concorrentes, já que ninguém dá unfollow em um perfil para seguir outro.
Se você quer conquistar seguidores de forma rápida e com pouco esforço, o jeito é apostar em promoção paga! Escolha aquele seu post mais caprichado e faça testes de investimento, R$30,00 já podem trazer resultados interessantes.
Promover posts é ainda mais fácil hoje em dia, basta você clicar no post do seu perfil e selecionar “promover”. Então, você irá preencher qual público você deseja atingir e quanto você quer gastar.
Sorteios podem ser uma ótima forma de conquistar novos seguidores, mas pode ser um desperdício de tempo e dinheiro caso feito da forma errada. Por isso, é importante ter um objetivo específico em mente.
Se você deseja conquistar novos seguidores com essa técnica, é importante primeiramente pensar em um prêmio que esteja muito ligado ao seu negócio. Se você vende artigos para motos, sortear um capacete, por exemplo.
Se você sortear artigos mais genéricos, como um iPhone, pode até atrair muitos usuários, mas corre um risco de perder a maioria deles após o sorteio! A Ideia é atrair clientes, que estejam interessados no tipo de conteúdo que você produz.
Outro passo importante é estar sempre ligado nas regras de seguir o perfil, curtir a foto do sorteio e marcar um amigo (que não pode ser uma empresa nem uma pessoa famosa). Também tenha em mente que quanto mais longo for o tempo até o sorteio, maior será o número de pessoas que irão aderir.
De nada adianta fazer um grande esforço para atrair os clientes para o seu perfil se eles não clicarem no botão de seguir, ou pior, se eles clicarem no botão de unfollow.
Tão importante quanto atrair novos seguidores é manter os que você já tem! Confira as nossas dicas para produzir um conteúdo que prenda o seu público.
Para criar um conteúdo que engaja, é importante primeiro entender quem é a pessoa que está acessando o seu instagram! Pense em dados básicos como: idade, gênero, escolaridade, renda mensal, mas pense também em hábitos como: quais séries esse grupo de pessoas assiste, quais filmes ela vê, livros, jogos, etc.
Você pode fazer isso analisando informações que você já possui, caso já tenha um número de seguidores, ou conversando com pessoas que consomem produtos da sua categoria.
Por exemplo, se você tem um e-commerce para itens de ciclismo, o seu público pode ser em maior parte masculino, de 25 a 35 anos e com uma renda mensal mais alta.
Já os interesses dessa pessoa podem ser mais ligados a hábitos de alimentação saudável, esportes radicais e contato com a natureza.
O ponto importante é começar a pensar nos seus produtos como parte de um estilo de vida e tentar associá-los a outras atividades que fazem parte desse universo!
Ninguém gosta de entrar no Instagram para ficar vendo anúncios de produtos, certo? O que você gosta de ver no seu feed são fotos dos seus amigos, conteúdos engraçados ou assuntos que você considera interessantes.
É pensando justamente na pessoa que consome o seu produto que você deve criar um conteúdo de qualidade no seu Instagram! Afinal, ele não deve servir somente como vitrine para os seus produtos, ele deve oferecer algo que prenda a atenção, atraindo o consumidor até você, ao invés de impor algo que ele não quer ver. Isso é o que chamamos de marketing de conteúdo.
Lembrando do exemplo anterior de um e-commerce de artigos de ciclismo. Ninguém quer seguir um instagram que posta fotos de pneus de bicicletas, ou de 5 tipos de capacetes. Mas e se os posts sejam sobre assuntos como:
Esses posts parecem muito mais interessantes, certo? E você ainda pode fazer um post sobre as 6 melhores bicicletas de corrida de 2020 e em seguida postar uma foto de uma destas bicicletas com 20% de desconto.
Mas lembre-se: É Igualmente importante produzir um conteúdo de qualidade, e manter a frequência das suas postagens. Então não se esqueça de organizar um cronograma com pelo menos 3 postagens por semana.
Criar um conteúdo de qualidade focado no seu público é o principal ponto para aumentar o seu engajamento. Mas isso não quer dizer que você não possa dar uma incentivada nas suas publicações!
Para isso você precisa pedir que o seu público faça algo dentro da sua postagem. Por exemplo, no post “5 lugares que todo ciclista sonha em pedalar no Brasil”, você pode incluir na imagem: “Marque a pessoa com quem você gostaria de visitar esses lugares!” ou então: Qual desses lugares você gostaria de visitar primeiro? Faltou algum que você conheça? Diga nos comentários!”
É muito importante que os seus seguidores interajam de alguma forma com os seus posts. seja curtindo, comentando, compartilhando ou salvando.
Caso um seguidor seu veja alguns posts e não faça nenhuma dessas coisas, o instagram vai entender que seu conteúdo não é interessante para ele e vai acabar parando de mostrar os seus posts para este usuário.
O Instagram nasceu como uma rede social para compartilhar momentos com seus amigos, e, assim como toda rede social, seu foco são pessoas. Por isso, os usuários tendem a se relacionar melhor com contas no Instagram de pessoas do que de marcas.
Esse é o motivo de influenciadores serem tão populares, a opinião de uma pessoa que conhece profundamente um assunto é mais válida do que o que uma marca sem rosto diz.
Por isso, se você não for uma pessoa tímida, o legal é sempre aparecer nos seus stories ou pelo menos usar pessoas na sua comunicação. Fotos com rostos tendem a ganhar 38% mais likes!
E por falar em aparecer no seu Instagram, os stories podem ser a sua melhor forma de atingir o seu público! Afinal, os posts que aparecem no feed dos usuários são baseados em um algoritmo que pode ocultar as suas fotos, caso elas não tenham muito engajamento, mas a lógica dos stories é um pouco diferente.
Isso acontece pois os stories de todos os perfis seguidos aparecem enfileirados no feed dos usuários, e como eles são conteúdo de consumo rápido, é comum que o usuário sempre veja todos eles!
Por isso, sempre que você puder, atualize seus stories com fotos dos bastidores da sua operação, novos posts no feed, e vídeos interessantes.
Outra coisa que não pode faltar são as ferramentas do story para adicionar gifs, enquetes, medidores, etc. Quanto mais tempo um usuário ficar nos seus stories, maior prioridade ele terá no feed do usuário!
Talvez você não se lembre, mas existiu uma época em que tudo que você podia fazer no instagram era colocar um filtro em uma foto quadrada e postá-la no seu feed. Hoje em dia existem “algumas” outras possibilidades:
Já deu pra entender que o Instagram gosta de se inspirar em redes sociais concorrentes, né? E você pode usar isso ao seu favor! Cada vez que o Instagram lança uma funcionalidade nova, ele divulga isso para os seus usuários, para que ela seja adotada amplamente.
Recentemente, por exemplo, ele adicionou a opção “Comprar” na barra inferior, que divulga diversas lojas presentes na plataforma. No começo, existiam poucos lojistas presentes nessa aba, e estes acabaram ganhando muita divulgação!
Lembre-se: quanto mais pontos de contato com o cliente, maiores as chances dele engajar com o seu conteúdo.
O Instagram pode ser uma ferramenta para impulsionar as suas vendas ou pode ser uma forma de você gastar tempo e dinheiro sem nenhum retorno. Então procure sempre focar em um crescimento honesto, baseado em conteúdo de qualidade e que ajude a atrair potenciais clientes para o seu e-commerce!