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Como ser MercadoLíder no Mercado Livre

Escrito por Augusto Vasconcelos
18 de fevereiro de 2021
MercadoLíder no Mercado Livre

Vender no Mercado Livre é sinônimo de visibilidade – isso não é novidade, afinal, estamos falando do maior marketplace da América Latina. Mas você sabia que é possível ganhar ainda mais destaque dentro da plataforma? 👀

Acompanhe a leitura deste conteúdo para saber tudo sobre o programa MercadoLíder, pensado para valorizar ainda mais a parceria dos lojistas com o Mercado Livre.

A partir de 21 de março de 2023, o Mercado Livre definiu novos critérios no sistema de reputação da plataforma, afetando as medalhas Platinum, Gold e Silver. No Blog Conexão E-commerce você tem a informação completa sobre a reputação no Mercado Livre.

O que é o MercadoLíder

Quem acessa os anúncios do Mercado Livre geralmente confere todas as informações disponíveis na página, como fotos, descrição, preço, frete, etc. Para os usuários mais experientes, um pequeno detalhe pode fazer toda a diferença: o selo MercadoLíder, que aparece junto à reputação do anunciante.

Ele significa que o seller está entre os melhores vendedores do marketplace, considerando quesitos como qualidade dos serviços prestados, volume de vendas realizadas e excelência no atendimento. Para os clientes, é uma garantia extra de que eles estarão fazendo um bom negócio. Para os varejistas, são concedias vantagens valiosas.

VANTAGENS PARA O SELLER

Maior visibilidade: o Mercado Livre dá prioridade à exibição dos anúncios cadastrados por sellers com selo MercadoLíder. Quanto maior o nível, maior a exposição (saiba mais sobre os níveis de seller MercadoLíder no tópico a seguir).

Frete grátis: quem é MercadoLíder tem uma ajudinha extra na hora de oferecer frete grátis aos clientes. Esse benefício está vinculado ao Mercado Envios.

Atendimento personalizado: chat prioritário para os sellers líderes.

Qualificação: o Mercado Livre oferece reuniões de capacitação e aconselhamento para ajudar você a otimizar a experiência no marketplace e vender mais e melhor.

Acesso múltiplo: com essa ferramenta, seus funcionários podem acessar o cadastro sem utilizar sua senha pessoal.

eShop grátis: o selo zera a mensalidade de manutenção do eShop.

NÍVEIS DE MERCADOLÍDER

Existem três níveis do selo: Líder, Gold e Platinum. A diferença entre eles se dá basicamente por dois fatores: faturamento total nos últimos 60 dias e volume de pedidos.

Selo Líder: 60 vendas ou mais e faturamento mínimo de R$ 25.000;

Selo Gold: 150 vendas ou mais e faturamento de R$ 80.000;

Selo Platinum: 450 vendas ou mais e faturamento de R$ 200.000.

EXIGÊNCIAS COMUNS

Independentemente do nível, todos os sellers precisam atender aos seguintes requisitos para conquistar o selo: mais de 4 meses cadastrado no Mercado Livre; documentos fiscais e pessoais; cor verde escuro no termômetro (excelente reputação); menos de 1% de reclamações com mediação do marketplace; menos de 2% de vendas canceladas com dinheiro de volta.

Como conquistar o selo MercadoLíder

Como mostramos anteriormente, há exigências do Mercado Livre para conceder o selo MercadoLíder. Não existem atalhos, mas boas práticas que podem ajudar você a entrar no seleto grupo de melhores sellers. Confira algumas dicas de como conquistar seu espaço! 😉

1. VALORIZE A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

Não é apenas na sua loja virtual própria que a experiência do cliente deve ser valorizada. O Mercado Livre preza pela boa reputação do marketplace em todos os sentidos, dando destaque especial à satisfação das pessoas. Por isso, seja prestativo e cordial durante toda a jornada de compra. Quanto mais clientes felizes, mais chances de manter sua reputação verde e, consequentemente, ser MercadoLíder.

2. HISTÓRICO E RELACIONAMENTO

Por mais atento que você seja, em algum momento ocorrerão deslizes – isso é natural, especialmente em períodos de pico. A diferença está em você aprender com seu histórico e otimizar sua atuação dentro do marketplace. Sempre dê atenção ao relacionamento com os consumidores e aproveite as oportunidades de qualificação.

3. FATURAMENTO E ESCALABILIDADE

Conforme mencionado, o Mercado Livre exige mínimos de faturamento para tornar um seller MercadoLíder. A dica é manter a receita dentro de uma média por pelo menos três meses (sem incluir valores de anúncios gratuitos).

Caso o faturamento mensal ainda não seja suficiente, é hora de pensar na escalabilidade do seu negócio. Para isso, revise suas estratégias de gestão para poder atender mais pedidos sem prejudicar a qualidade do atendimento (entregas atrasadas, compras canceladas, reclamações, etc.).

Outro ponto que merece atenção é a qualidade dos anúncios. Verifique se as informações estão corretas, inclua fotos e vídeos. Considere criar promoções que sejam atrativas e estimulem os visitantes do marketplace a comprarem de você.

4. LOGÍSTICA

Quem adquire produtos pelo e-commerce detesta entregas com atrasos ou que danifiquem as mercadorias. O Mercado Livre entende essa realidade e orienta os sellers a entregarem os pedidos dentro do prazo prometido. Para muitas operações, o Mercado Envios pode ser uma boa estratégia para não passar por esse tipo de problema (consulte as condições do Mercado Envios Full e do Mercado Envios Flex).

5. HUB

Se você tem operação multicanal, precisa de um bom hub para integrar as plataformas de vendas. Com essa solução você consegue gerenciar todos os canais por um só sistema, evitando dados imprecisos de estoque, faturamento, financeiro entre outros setores. Ter um hub otimiza sua experiência multicanal não apenas no Mercado Livre como em todas as outras plataformas.

Não é difícil ser MercadoLíder

Para muitos sellers pode parecer difícil conquistar o selo de MercadoLíder, mas na verdade você precisa de planejamento, metas, estratégias e ferramentas que simplifiquem o dia a dia do negócio. Esses requisitos nem são novidade para quem trabalha no mundo do empreendedorismo, não acha? 😉

Estruture seu e-commerce e decole no Mercado Livre!

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