Para você e os seus clientes, o frete é um elemento decisivo na hora de fechar uma compra. Uma pesquisa realizada pelo Opinion Box indica que, para 66% dos entrevistados, o preço do frete foi o motivo para eles abandonarem o carrinho de compras.
Na mesma pesquisa, 32% dessas pessoas disseram que já desistiram de uma compra pelo prazo de entrega ser mais longo do que imaginava. Por isso, é de extrema importância que a sua loja tenha um frete competitivo, com preços e prazos de entrega menores.
Mas como aplicar isso na sua logística de envio sem prejudicar seu orçamento? Segue o fio!
Parece simples, né? Mas ter os dados certos na hora de calcular o seu frete faz toda a diferença no preço final. Existem variáveis que devem ser incluídas nesse cálculo, como:
Depois de ter certeza de que o seu frete cobre as taxas necessárias, procure retirar do cálculo o que está errado e deve ser alterado. Por exemplo, os dados de dimensão e peso do produto estão certos? Eles estão empacotados de forma correta, com a menor embalagem possível? A cubagem é um fator importante para evitar danos ao produto e prejuízos à sua loja, porque feita da forma certa ela pode te ajudar a reduzir o preço do frete.
A sua loja deve oferecer ao menos duas opções de frete: o econômico e a entrega expressa. Assim o seu cliente pode escolher o que se encaixa melhor na realidade dele e você tem mais chances de vender.
Além dessas alternativas, estude outras possibilidades, como o frete fixo para as regiões próximas do seu estoque. Isso personaliza a experiência do comprador, com mais exclusividade.
Pensando em diferentes datas e tipos de cliente, você pode:
Cuidar manualmente de todo o controle de estoque e envios da sua empresa fica inviável conforme ela cresce, não é mesmo? Se você está afogado com tantos pedidos para empacotar e enviar, lembre que você pode reduzir prejuízos causados por erros, que acontecem na correria, contratando uma empresa para cuidar de tudo no seu lugar.
A Ideris, hub de marketplaces mais completo do mercado, integra com sistemas de frete que te ajudam a reduzir o preço do frete! Além disso, você pode ficar tranquilo porque seus pedidos estarão em boas mãos.
Aprenda a calcular o frete grátis no preço de venda
Parece irônico, mas oferecer frete grátis, quando calculado corretamente, também pode te ajudar a reduzir o preço do frete! Isso porque ele aumenta a percepção de valor do produto. Por exemplo, compare estas duas imagens: qual destes anúncios vai vender mais?
Exatamente, o da esquerda. O seu cliente vai ter essa percepção na hora de analisar as suas ofertas, então para ter anúncios competitivos, é ideal que você saiba calcular o frete grátis no preço de venda, usando uma das fórmulas abaixo:
Preço de venda = (Custos do produto + Frete Grátis) / (1 – Taxas da venda – % Margem objetiva)
ou
Preço de venda = (Custos do produto + Lucro Objetivo + Frete Grátis) / (1 – Taxas da venda)
Onde:
Além de oferecer o frete grátis de forma manual, você pode participar dos programas específicos de cada marketplace!
Os vendedores que participam desse programa podem oferecer cupons de R$20 de desconto no frete para os clientes que compram pelo aplicativo! Os participantes têm um selo especial do programa em seus produtos, o que gera mais visibilidade para os compradores.
Quer participar? Basta vender na Shopee e preencher este formulário. Depois disso, a entrada acontece todas às terças-feiras às 20h.
O Magalu Entregas é o serviço de logística do Magalu Marketplace, criado exatamente para ajudar os vendedores a reduzir o preço do frete. Em janeiro de 2022 as políticas de frete grátis foram atualizadas, e agora ele está disponível para produtos acima de R$79 e com frete menor que R$50. O envio é para todo o Brasil, com o custo totalmente coberto pelo Magalu!
O Amazon Prime é uma assinatura mensal ou anual com vários benefícios, como frete grátis ou com desconto, do marketplace da Amazon. Para vender com frete grátis lá você deve acessar as configurações de envio e zerar o valor das tarifas. O próximo passo é escolher entre arcar com os custos de frete, ou incluir ele nos preços dos seus produtos, para alavancar suas vendas!
Como já diz o nome, esse é o serviço de entregas da Americanas Marketplace, disponível para os sellers da Americanas.com, Submarino e Shoptime. Por meio dele, os vendedores podem usufruir da negociação que o marketplace já mantém com os Correios, facilitando na hora de reduzir o preço do frete, que fica por conta do cliente.
Com o serviço de fulfillment do Mercado Livre, você pode terceirizar todo o armazenamento e envio dos seus pedidos nesse marketplace. O Full fica responsável por toda a logística, desde o empacotamento até o pós-venda!
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