O Checkout é o último passo para que uma compra seja concretizada. É a página onde o consumidor preenche uma série de informações para finalizar seu cadastro e escolher a forma de pagamento. Com o Checkout do Mercado Pago e o Checkout Transparente, as duas opções mais utilizadas por lojistas, este processo é mais ágil e seguro, oferecendo ainda diversas vantagens.
Como falamos acima, esta é a etapa final de uma compra online. Segundo o Baymard Institute, 82% das desistências durante uma compra acontecem na hora de escolher a forma de pagamento, ou seja, no checkout.
O consumidor desiste por ter poucas opções de pagamento, por não ser seguro, por ser um processo demorado, etc.
Por isso, é extremamente importante investir na experiência que ele terá ao optar por comprar um produto seu. E, neste caso, falamos especificamente de oferecer um bom checkout para as suas vendas.
Para o Mercado Pago, o ideal é que você possa oferecer para os seus compradores uma forma de pagamento mais completa e rápida, na qual não seja necessário preencher tantas informações, apenas as estritamente necessárias ou, ainda, carregando automaticamente os dados já cadastrados anteriormente.
O Mercado Pago oferece duas formas de checkout: O Checkout Mercado Pago e Checkout Transparente. Entenda como funciona cada um deles e escolha o que melhor atende suas vendas.
Esta opção é ideal para quem busca uma integração simplificada nas formas de pagamento.
E para os vendedores que já trabalham com o Checkout Transparente, podem também utilizar esta integração para adicionar outras formas de pagamento à sua loja online.
O Checkout do Mercado Pago é a opção ideal para quem quer oferecer diversas opções de pagamento, mas que ainda não possui estrutura para realizar as manutenções da ferramenta nem consegue, ainda, realizar investimentos contínuos em melhorias.
Esta opção diferencia da anterior pois trata-se de uma API, ou seja, não possui uma interface pronta ou modelos preestabelecidos, sendo necessário ter uma equipe de desenvolvimento voltada para construir a página.
A programação da API é a parte mais demorada, de fato, mas ela permite que a finalização da compra siga critérios estipulados por você para atender da melhor forma possível o seu e-commerce.
Depois de pronta a página, ela pode oferecer um checkout bem mais ágil.
Vale ressaltar que, neste caso, a responsividade da página, as atualizações, a escolha de opções de pagamento, entre outros, ficam a cargo do seu e-commerce e da sua equipe de desenvolvimento, dentro do que você pretender disponibilizar para os seus compradores.
Veja um resumo de cada checkout:
Ao final, você deve pensar no que é mais importante, que é oferecer uma boa experiência para quem compra no seu e-commerce. Existem várias etapas dentro da jornada de compra e, assim como atrair compradores com anúncios completos, com fotos de qualidade e uma descrição completa, é imprescindível garantir uma venda segura, tanto para você quanto para o seu cliente.
Escolha a melhor opção disponibilizada pelo Mercado Pago que se encaixa no seu e-commerce e otimize suas vendas!
Este post foi útil para você?
Gostaria que falássemos sobre outro assunto? É só deixar nos comentários e boas vendas! 😀