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Anúncio de catálogo no Mercado Livre: O que é e como funciona!

Escrito por Vitor Pellanda
24 de julho de 2019
catálogo do mercado livre

“Uma possibilidade de competir para ganhar o primeiro lugar nos resultados de busca.” Essa é a definição para o anúncio de catálogo do Mercado Livre. Para saber mais sobre o que é essa funcionalidade e como ela pode te ajudar a vender mais, continue lendo nosso artigo!

O que é o Anúncio de catálogo do Mercado Livre?

Funciona assim: O Mercado Livre escolhe uma lista de produtos específicos. Quando o consumidor pesquisar por esses produtos dentro do Meli, as primeiras opções disponíveis serão os Anúncios de Catálogo. Esses anúncios são criados pelo próprio Mercado Livre, que é responsável pelo título, descrição e fotos.

Se o vendedor estiver interessado em colocar o seu produto nessa página de anúncios (e ficar em primeiro lugar nas buscas), ele precisa somente criá-lo dentro do seu painel e ser aprovado pelo Mercado Livre.

Uma vez que diversos vendedores se cadastram para vender nos anúncios de catálogo, os melhores são selecionados e começam a vender cada vez mais por meio da ferramenta. Para selecionar as melhores condições de venda, são considerados os seguintes fatores:

Naturalmente, isso quer dizer que mais de um vendedor ganha destaque na página de um produto, uma vez que alguns vendedores podem oferecer vantagens geográficas ou estratégicas para diferentes clientes. Tudo isso é considerado pelo Mercado Livre no momento de escolher a melhor oferta.

Se você tem algum conhecimento sobre marketplaces, deve ter percebido que essa funcionalidade é bem similar ao que conhecemos como buy box, formato presente em praticamente todos os principais canais de venda.

Agora, o Meli também está adotando essa estratégia e a tendência é que essa ferramenta se torne uma das principais formas de aumentar suas vendas pelo Mercado Livre.

Como vender pelo anúncio de Catálogo do Mercado Livre?

É simples, basta você seguir dois requisitos: ter um produto que está na lista do catálogo e ter uma reputação verde-escuro. Depois, basta seguir o seguinte passo a passo:

1. Na sua página de anúncios no Mercado Livre, selecione “elegíveis para catálogo” e depois “criar um anúncio de catálogo” 

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(Fonte: Mercado Livre/reprodução)

Se o seu produto possui variações, não esqueça de incluí-las no seu anúncio. Assim, você poderá competir em todas elas!

2. Associe o seu anúncio com o catálogo preexistente do Mercado Livre, confirmando alguns assuntos como: garantia e condição do produto.

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(Fonte: Mercado Livre/reprodução)

3.  O seu anúncio já estará funcionando! O Mercado Livre irá informar se ele está ganhando ou perdendo e o que você precisa fazer para melhorar a sua performance.

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(Fonte: Mercado Livre/reprodução)

Um grande benefício de ter o seu anúncio em um catálogo é que todas as informações dele serão produzidas e revisadas diretamente pelo Mercado Livre. Isso quer dizer que fotos, fichas técnicas e descrições já estarão prontas e não serão modificáveis pelo seller.

O Catálogo do Mercado Livre é uma Buy Box?

O formato de catálogo do Mercado Livre soa extremamente similar a uma buy box (ou seller box), uma vez que ele reúne diversos vendedores de um produto em um anúncio. Porém, o catálogo do Meli é muito mais inteligente do que outras buy boxes já conhecidas.

A diferença mais essencial é que buy boxes, como o nome sugere, dão uma opção de escolha maior para o cliente, oferecendo diferentes propostas e deixando a escolha para o cliente. Já o catálogo do Meli utiliza a sua grande base de vendedores e de conhecimento para escolher o melhor vendedor para cada comprador potencial. Entre os diferenciais desse formato estão:

  • O catálogo do Meli não impede a existência de outros anúncios com o mesmo produto.
  • Ele não destaca as opções de lojas para o comprador, o Mercado Livre “escolhe” o melhor vendedor para o cliente e deixa outros lojistas em um campo separado de outra página.
  • O catálogo possibilita uma competição muito mais específica, inclusive dentro de diferentes atributos de um mesmo produto.
  • Ele não faz equivalência de produtos somente pelo número do EAN, mas, sim, por algorítmo de reconhecimento do produto.

Como é um Anúncio de Catálogo do Mercado Livre?

Como dissemos anteriormente, os Anúncios de Catálogo sempre estarão em destaque nas buscas dentro do Mercado Livre. A primeira coisa a ser apontada é que o Anúncio de Catálogo, no caso de produtos compostos, altera seu título conforme a variação do produto.

Assim, o mesmo anúncio é mostrado independente do número de variações do produto. Apesar de não ser possível diferenciar Anúncios de Catálogo na área de busca, na página do produto as diferenças ficam visíveis:

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Como podemos ver, Anúncios de Catálogo possuem uma terceira coluna central em que são dispostos alguns tópicos com as principais funcionalidades do produto. Além disso, existe um campo com um link bem discreto descrito como “Mais opções”, em que o comprador terá acesso a outros vendedores que possuem um Anúncio de Catálogo.

É bom lembrar, também, que, no caso do exemplo acima, um produto possui 27 variações de capacidade, memória e cor, ou seja, 27 vendedores diferentes podem estar em 1º lugar ao mesmo tempo, já que a competição do catálogo funciona individualmente em cada variação.

Vale a pena vender pelo catálogo?

Um dos pontos-chave para vender no Mercado Livre é: exposição do seu anúncio. Se você cumpre todas as exigências descritas para estar no catálogo, essa é uma ferramenta que deve ser considerada, uma vez que a sua exposição sempre será a melhor possível!

O futuro do Mercado Livre Marketplace é seguir nesse caminho, dando um maior destaque para todo vendedor que ofereça as melhores condições de tempo de entrega, valor do frete e um conjunto de fatores que possam favorecer o comprador. Com isso, a ideia é fortalecer o aspecto logístico do vendedor, tirando responsabilidades mais complicadas de marketing e comunicação.

Com o buy box Mercado Livre, o maior objetivo em mente foi o de criar uma relação de vendas mais justa, em que o comprador consegue encontrar o vendedor ideal. Isso é um indicativo de que, cada vez mais, o Mercado Livre deve seguir nesse caminho e incentivar vendedores a utilizar o catálogo.

Uma funcionalidade exclusiva do Ideris!

O Ideris está sempre em busca de oferecer funcionalidades exclusivas para os seus clientes. Por isso, trabalhamos junto com a equipe de desenvolvimento do Mercado Livre para oferecer a ferramenta de Anúncios de Catálogo.

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Somos o primeiro integrador a oferecer essa funcionalidade, com uma forma fácil e prática de identificar produtos compatíveis e criar Anúncios de Catálogo na hora. Além disso, o Ideris oferece diversas outras ferramentas para o Mercado Livre como:

  • Integração de multicontas,
  • Análise de concorrentes
  • Respostas rápidas.

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