WhatsApp
Case: o crescimento da Toys Net e a mudança para um hub completo. Baixe Agora

Black Friday: o que é e quando acontece

Escrito por Pedro Henrique Krüger
28 de julho de 2023
mulher com sacolas de compras

Todo mundo participa da data mais importante do e-commerce. Os números em torno da sexta-feira que movimenta novembro todos anos são impressionantes e não deixam margem para dúvidas. Se você vende ou pretende trabalhar com vendas precisa entender o que é a Black Friday, de onde veio e para onde pode ir.

Neste artigo, mergulhe comigo nas origens da data, no crescimento dela no Brasil e nas dicas essenciais para quem deseja ser competitivo para ganhar espaço no mercado.

[ÍNDICE]

Resumão Black Friday

O que é

É o dia no qual milhões de pessoas vão às compras para aproveitar grandes descontos em produtos e serviços. Pode ser considerado como o início da temporada de compras, englobando ainda Cyber Monday, Natal e Ano Novo.

Quando acontece

Sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Em 2023, a data cai no dia 24.

Origem

A data teve início nos Estados Unidos e ocorre tradicionalmente após o feriado de Ação de Graças. O termo é bastante antigo, mas tornou-se referência no país norte-americano apenas em 2001, quando passou a ser o maior dia de compras do ano. 

Apesar do termo significar em português “sexta-feira negra”, há muitas interpretações para ele - o jornal BBC produziu uma reportagem especial sobre o tema.

Black Friday Brasil

A primeira edição aconteceu no ano de 2010, quando movimentou R$ 3 milhões no comércio eletrônico brasileiro. Já no ano seguinte, o primeiro crescimento expressivo: 88% a mais em vendas, quando a Black Friday 2011 faturou R$ 100 milhões, conforme os dados da E-bit.

De lá para cá, a data continuou ganhando terreno, conquistando novos clientes e vendedores. Uma década depois, a Black Friday 2020 atingiu R$ 4 bilhões em vendas - 25% maior do que a edição anterior, conforme edição 43 da Webshoppers, produzida pela NielsenIQ Ebit.

A edição mais recente da data mostrou que continua crescendo, como novamente apontou os números publicados pela NielsenIQ Ebit. Em 2021, as vendas subiram 5%, totalizando R$ 4,2 bilhões, com ticket médio de R$ 753 (crescimento de 16%).

Black Friday com outros nomes

Uma tendência colocada em prática pelas maiores empresas do país foi a de criar sua própria data. Ou seja, ela não precisa acontecer apenas na última sexta-feira do mês de novembro. Ela pode ser uma semana ou o mês inteiro!

Por conta disso, novos nomes foram criados e pensados para essa época do ano. Você vai ver Black November, Black Week, Esquenta Black Friday, Black das Blacks, entre outros nomes. Muitas marcas utilizam suas cores principais para ilustrar esse período de promoções e condições especiais.

No Ideris Hub, por exemplo, o período é celebrado com a Purple Weeks.

Os pilares para uma Black Friday de sucesso

Rodrigo Maruxo, palestrante, consultor, professor e CEO da Maruxo Consultoria e Treinamento, contribui desde 2010 para o fenômeno da Black Friday no Brasil. Com essa grande bagagem, participou do podcast do Ideris e compartilhou suas experiências sobre a data mais importante do nosso calendário.

Você precisa ler as nossas 15 dicas úteis para vender mais

O Ideris é um integrador de marketplaces que gerencia mais de 60 milhões de anúncios. Toda essa experiência ao lado de lojistas e marcas faz a diferença e, por isso, em parceria com a Escola do E-commerce, você tem acesso a 15 insights para a sua operação de vendas.

Conteúdo atualizado em julho de 2023.

Outros artigos

17 de junho de 2024